BUSCAR
BUSCAR
Folia
Carnaval 2020 firmam Natal no mapa da folia
Com grande público nos sete polos espalhados pela cidade, Carnaval em Natal se consolida com um principais destinos carnavalescos de todo o Brasil
Redação
27/02/2020 | 03:30

O bloco carnavalesco Baiacu na Vara encerrou nesta quarta-feira (26) os festejos de momo em Natal. Os foliões percorreram as principais ruas da Praia da Redinha, na zona Norte de Natal. Com sete dias intensos de shows, blocos de rua e alegria, a festa deste ano consolidou Natal como um dos principais destinos de Carnaval do Brasil.

Em 2020, o Baiacu na Vara chegou à 30ª edição. Desde o início, a agremiação tem a responsabilidade de fechar os festejos na capital potiguar. O bloco surgiu inspirado no “Bacalhau do Batata”, de Recife (PE), que também sai na quarta-feira de Cinzas.

O dia também foi de folia para os trabalhadores da Companhia de Limpeza Urbana de Natal (Urbana). Depois de seis dias de trabalho, os trabalhadores da empresa forma o Bloco dos Garis. São 20 anos de trajetória no Carnaval de Natal.

Durante sete dias, Natal se vestiu de carnaval. A cidade teve sete polos de shows, com palcos montados em todas as regiões da cidade. A festa mais popular do Brasil teve sua abertura na capital potiguar na quinta-feira (20), quando o prefeito Álvaro Dias passou a chave da cidade para o Rei Momo Anderson Silva e a Rainha Érika Alves do Carnaval 2020.

Os shows dos polos foram encerrados na terça-feira (25), no palco montado no largo do Atheneu, em Petrópolis. Ao som de sucessos como “Girassol”, “A estrada” e “Firmamento”, o ex-vocalista do Cidade Negra, Toni Garrido, contagiou o público e fechou a atividades dos grandes shows.

Pelos palcos da capital potiguar, ao longo dos últimos sete dias, passaram nomes como Alceu Valença, Iza, Margareth Menezes, Cavaleiros do Forró, Lia de Itamaracá, Ricardo Chaves, Paulinho Mocidade, Banda Grafith, Roberta Sá, Monobloco e Glória Groove.

Ceará-Mirim recebe 40 mil foliões na praia de Muriú

A avenida principal de Muriú, em Ceará-Mirim, no litoral Norte do estado, ficou lotada durante os dias de folia. De acordo com a Secretaria de Defesa Social do município, 40 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar os blocos e o trio elétrico, organizados pela Prefeitura da cidade.

A festa foi considerada tranquila pela organização, sem nenhum registro de ocorrência.

“O nosso Carnaval foi resgatado da melhor forma possível, com as famílias de volta às ruas, brincando com tranquilidade, sem nenhuma ocorrência. São artistas locais valorizados, nossa tradição revitalizada. As praias limpas e o cearamirinense feliz de novo. Abrimos o Carnaval no Centro da cidade, agora vamos encerrar nesta quarta-feira também na sede do município.

“Agradeço apoio toda equipe”, afirmou o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César. A festa se dividiu entre Muriú e Jacumã, com atrações culturais, ações educativas e apresentações da Orquestra Frevo do Vale, Joãozinho Sobral, Gabriel Moleque e Biel Classe A.

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

A grande campeã do carnaval de 2020 no Rio de Janeiro foi a Viradouro. Com 269,6 pontos, a escola ganhou seu segundo título – o outro foi em 1997.

A escola trouxe em 2020 o enredo “Viradouro de alma lavada”, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon, estreantes na Viradouro.

O tema homenageou as Ganhadeiras de Itapuã, grupo musical que surgiu dos cantos, danças e crenças das lavadeiras do litoral da Bahia. A escola levou para a Sapucaí a história de negras baianas que lavavam roupas pela própria alforria.

Em segundo lugar, ficou a Acadêmicos do Grande Rio, com o enredo “Tata Londirá – O canto do caboclo no Quilombo de Caxias”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, a escola contou a história de João Alves Torres Filho, o babalorixá Joãozinho da Gomeia, que virou um ícone do candomblé no Brasil.

Foram rebaixadas as escolas Estácio de Sá e União da Ilha do Governador. Da Série A, subiu a Imperatriz Leopoldinense, que vai desfilar no Grupo Especial em 2021.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.