BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Carlos Alberto propõe usar verba do fundo previdenciário na educação
Segundo candidato, a atual condição financeira da prefeitura não permite que uma “poupança” seja mantida enquanto há déficit de vagas na educação. Dinheiro está rendendo para pagar aposentadorias no futuro
Redação
28/10/2020 | 05:17

O candidato do PV à Prefeitura do Natal, Carlos Alberto Medeiros, defendeu nesta terça-feira 27, em entrevista ao Agora RN, que a gestão municipal deixe de abastecer o fundo previdenciário dos servidores públicos.

Segundo ele, a atual condição financeira da prefeitura não permite que uma “poupança” seja mantida enquanto há déficit de vagas no ensino infantil. Ele disse que, se for eleito, vai propor a utilização dos recursos para investir na educação.

De acordo com o Instituto de Previdência de Natal, o fundo previdenciário fechou o ano passado com um patrimônio de R$ 494,5 milhões. Esse dinheiro está rendendo para bancar aposentadorias e pensões no futuro. O fundo é mantido por contribuições dos funcionários que entraram no serviço público depois de 2002.

Carlos Alberto afirmou que pretende usar os recursos para aplicar na educação. “Imagine se a prefeitura pudesse construir escolas com esse dinheiro. Não é melhor investir numa sociedade que vai ser produtiva no futuro do que ficar botando dinheiro num fundo previdenciário?”, declarou.

Na avaliação do candidato do PV, a medida não colocaria em risco o pagamento de benefícios no futuro. Ele afirmou que as aposentadorias e pensões podem ser bancadas pela arrecadação normal da prefeitura, desde que se invista no desenvolvimento econômico da cidade.

“O crescimento econômico promove desenvolvimento e melhora a arrecadação. É melhor a gente promover o desenvolvimento econômico. Vamos educar nossas crianças, vamos criar escolas, para que se criem empregos, que se tenha a capacidade de crescer, gerar emprego, a cidade se desenvolver”, declarou.

O candidato defendeu, ainda, acabar com contratos com empresas terceirizadas. Segundo ele, caso servidores que prestam serviços à prefeitura através das empresas fossem absorvidos pela gestão municipal, a arrecadação da previdência também melhoraria – apesar de que os gastos também seriam elevados.

“O dinheiro da previdência está sendo jogado na previdência federal. Se a prefeitura contrata essas pessoas, o dinheiro vinha para a previdência local. Se contratarmos pela prefeitura, a previdência é local, o dinheiro fica aqui. Vamos utilizar o dinheiro dos recursos do fundo previdenciário para fazer a cidade se desenvolver”, ressaltou.

Para pagar os benefícios dos servidores no futuro, o candidato insistiu no crescimento econômico.

“O desenvolvimento econômico vai fazer gerar recursos para pagar (aposentadorias) no futuro. Se essa cidade no futuro for uma grande cidade com gente rica, isso vai propiciar que a gente tenha maior arrecadação. 5% de todos os serviços, o dinheiro vai para a prefeitura. Quando mais consumo e renda tem na cidade, mais a prefeitura arrecada”, acrescentou.
“Não se pode pegar o dinheiro e deixar numa poupança e deixar crianças fora da escola”, finalizou.

Lixo

Durante a entrevista, o candidato do PV também criticou a atual gestão pela política na área ambiental e limpeza urbana. Ele reclamou da existência de lixões e afirmou que a falta de um ambiente adequado para o depósito de resíduos sólidos tem afetado a qualidade da água.

“Estou apelidando o prefeito de Nilo do Lixão. A cidade está tomada pelo lixo. (…) Esse prefeito não trabalha, essa cidade não avança. O slogan dele é falso, para enganar o eleitor. Lá (referência a lixão de Cidade Nova) está sendo contaminado. O chorume contamina o solo, eleva a questão do nitrato da água e é cancerígeno, mata as pessoas. A nossa água foi contaminada pelo lixo da cidade”, afirmou.

Entrevistas

Carlos Alberto abriu a série de entrevistas do Agora RN com os candidatos à Prefeitura do Natal. A rodada começou nesta terça-feira e prossegue até o dia 12 de novembro.

As entrevistas, com duração de 30 minutos, são transmitidas a partir das 18h pelas redes sociais do Agora RN (Facebook, YouTube e Instagram), além do próprio portal.

Os candidatos responderão sobre pontos do plano de governo e vão detalhar o que pretendem fazer nos próximos quatro anos, caso assumam a gestão municipal.

Todos os candidatos foram convidados.

Nesta quarta-feira 28, a série de entrevistas continua. O convidado será o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que é candidato à reeleição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.