BUSCAR
BUSCAR
Multicultural
Canguaretama recebe na próxima quinta-feira o Sarau Quinta das Artes
Evento conta com apresentações e trabalhos de artes plásticas, audiovisual, dança, literatura, teatro e música
Redação
10/07/2019 | 10:53

O município de Canguaretama, localizado na região Agreste do Rio Grande do Norte, é o primeiro do interior a receber o projeto Sarau Quinta das Artes, na próxima quinta-feira (11), às 14h, no auditório do IFRN – Campus Canguaretama, no distrito de Areia Branca.

Evento multicultural, o Sarau Quinta das Artes estreou com sucesso em Natal, no último dia 27 de junho, no auditório do IFRN – Campus Cidade Alta. O projeto destaca várias linguagens artísticas e valoriza os artistas do Estado. Artes plásticas, audiovisual, dança, literatura, teatro e música promoverão no ambiente das instituições públicas de ensino, notadamente nos IFRNs das cidades contempladas, encontros de pessoas (professores, estudantes e comunidade em geral), que desejam dialogar, conhecer e compartilhar as diversas manifestações artísticas produzidas em terras potiguares.

A programação em Canguaretama contará com a exposição “Lírios do Campo”, do artista plástico Alfredo Neves; a projeção do curta-metragem “Se Essa Rua, Se Essa Rua”, de Paula Vanina; solo “Fragmentação”, da bailarina Rozeane Oliveira; monólogo “Ventre de Ostra”, pela atriz Luana Vencerlau; debate literário com os escritores Marcos Antônio Campos, autor da obra “Babel”, e Tereza Custódio, autora de “O Bálsamo”, além de pocket show com o mago da flauta Carlos Zens.

De caráter itinerante, o Sarau Quinta das Artes circulará, ainda, pelos municípios de São Gonçalo do Amarante (25.07), Santa Cruz (08.08), Currais Novos (22.08) e Mossoró (12.09). O acesso é gratuito.

A intenção da idealizadora do projeto,  Carla Alves, é promover a cultura potiguar em seus diversos campos, destacando os trabalhos autorais de artistas norte-rio-grandenses, e contribuir para a formação de público
consumidor da arte potiguar, oportunizando a interação do artista com a audiência presente (professores, alunos e comunidade), e despertando o interesse pelas artes produzidas no Estado.

“A nossa primeira edição em Natal foi coroada de êxito. E vamos repetir o sucesso em Canguaretama. O nosso intuito é fortalecer a identidade local e produzir um sentimento de pertencimento e um desenvolvimento da consciência crítica, por meio das artes”, observa Carla Alves. As seis etapas do Quinta das Artes serão sediadas nos Institutos Federais das cidades contempladas pelo projeto, e envolverão alunos da rede pública estadual, afora a comunidade estudantil dos IFRNs.

Entusiasta do projeto, o produtor cultural e parceiro do Quinta das Artes, Aluizio Matias, declara que o conceito do projeto parte do pressuposto de que conhecer a arte que é praticada na nossa sociedade, ou grupo cultural a que pertencemos, é fundamental para construirmos e valorizarmos a nossa própria identidade: “Essa é a missão do Quinta das Artes. Queremos com o projeto engrandecer a cultura do Rio Grande do Norte, mostrar o artista e o trabalho autoral, além de aproximar e fazer íntima dos potiguares a cultura de sua terra natal”.

O Projeto Sarau Quinta das Artes foi habilitado pela Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA), com o patrocínio da Cosern/Grupo Neoenergia. Conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Associação das Escolas Federais Industriais e Técnicas do Rio Grande do Norte (Assefit/RN), e o apoio da Servgráfica.

Serviço:

Projeto Sarau Quinta das Artes.

Auditório do IFRN – Campus Canguaretama. BR-101, Km 160, s/n, distrito de Areia Branca.

Data: 11 de julho de 2019.

Hora: 14h.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.