BUSCAR
BUSCAR
Esportes
Campeonato Potiguar 2024: formato do torneio vira tema de debate entre clubes
Federação apresentou três propostas do estadual do ano que vem que tem previsão para começar em janeiro; início em dezembro é descartado por times
Redação
28/09/2023 | 05:55

Mesmo antes de começar, o Campeonato Potiguar 2024 já virou alvo de discussão. Nesta semana a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) iniciou as tratativas para o formato da próxima edição da competição.

A Federação reuniu os representantes de ABC, América, Força e Luz, Globo, Potiguar de Mossoró, Potyguar Seridoense e Santa Cruz, clubes que irão disputar a competição na próxima temporada e apresentou três propostas.

Campeonato Potiguar: propostas com dois grupos agradou

A proposta mais votada traz a disputa em dois grupos de quatro equipes cada, com as equipes de um grupo jogando contra o outro em dois turnos. Os melhores colocados disputam semifinal e final, também em dois jogos, totalizando 12 rodadas.

Os últimos colocados de cada grupo disputam o rebaixamento em duas partidas. A proposta agradou aos representantes, que sugeriram alterações. O formato deve ser aprimorado e rediscutido em nova reunião.

Uma outra proposta previa o início do Campeonato ainda em 2023, com a primeira fase no mês de dezembro, com a participação de seis clubes, sem ABC e América. Os quatro mais bem colocados se classificariam para a segunda fase com previsão em janeiro.

ABC e América se juntam ao grupo único com jogos de ida e volta, semifinal e final. A proposta foi descartada pelos representantes. A terceira proposta previa disputa em grupo único, com pontos corridos em 14 rodadas.

Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, a Federação terá como prioridade conciliar os aspectos técnicos e os interesses dos clubes em consonância com o calendário nacional.

“Nós teremos o maior zelo em reduzir o número de jogos, sem comprometer a qualidade técnica e a participação dos filiados.

Será seguido o modelo que for mais adequado, conciliando o interesse dos clubes, obedecendo ao calendário nacional de forma a dar qualidade maior à competição”, destacou o presidente.

A segunda reunião do Conselho Técnico ficou marcada para a próxima semana, no dia 4 de outubro. O formato do Campeonato Potiguar em 2023 foi criticado.

Na primeira fase, dois grupos. Mas a segunda fase gerou um quadrangular, o que causou seis rodadas antes das finais. A grande final foi apenas no dia 17 de maio. Neste momento, por conta do calendário, ABC e América já participavam das séries B e C do Brasileirão.

Sorteio da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira; veja times que o América pode enfrentar
Adversários possíveis para o alvirrubro potiguar surgirão do grupo 1
16/04/2024 às 10:24
Ex-treinador das bases do Real Madrid realiza seletiva da Laliga em Natal
O objetivo da seletiva é compor as seleções Laliga Academy que irão competir em diversas categorias
16/04/2024 às 08:35
Dia Mundial do Lazer é celebrado no Sesc em Natal e Mossoró nesta terça
Celebração é uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer, com apoio do Sesc no Brasil
15/04/2024 às 17:16
Atletas olímpicos participam de campanha da Justiça Eleitoral para estimular o voto jovem
Pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo
15/04/2024 às 10:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.