BUSCAR
BUSCAR
Câmara trabalha com perspectiva de aumento da passagem de ônibus

22/05/2015 | 18:42

Os vereadores de Natal, técnicos e consultores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) apreciaram os vetos da Prefeitura às emendas da Licitação do Transporte Público e chegaram a um consenso em 80% da pauta durante reunião realizada nesta sexta-feira (22). Os parlamentares, a STTU e a Procuradoria Geral do Município voltarão a se reunir na próxima quarta-feira (27) para discutir o restante dos vetos.

Todas as emendas que receberam vetos correlacionados a impacto econômico foram revisadas e reajustadas conforme critérios de viabilidade técnica-financeira. Uma das definições que saiu da reunião é que a frota de ônibus do município deverá seguir um padrão, com veículos de 12 a 15 metros (com duas ou três portas), câmbio automático, motor traseiro e ar-condicionado.

Esse conceito padrão dos ônibus deverá ser adotado imediatamente em 20% da frota existe. A cada ano que passar, um novo percentual deverá ser renovado obrigatoriamente, até que, em dez anos, toda a frota da cidade corresponda às exigências da Licitação.

De acordo com a engenheira de Trânsito Liane Born, consultora técnica contratada pela Prefeitura de Natal, as melhorias no transporte público acarretarão em aumento da tarifa paga pelos usuários. “Essas melhorias só podem ser implantadas sem custos para o usuário se houver subsídio público. Essa questão do subsídio, por enquanto, não está em discussão por parte da Prefeitura”, comentou.

O vereador Raniere Barbosa (PRB), líder do prefeito na Câmara, destacou que o impacto para o usuário do sistema será o menor possível. “O Município irá fazer de tudo para que a qualidade seja cumprida, sem que haja tamanho impacto na tarifa. Com todos os benefícios destacados no projeto autorizativo da Licitação, acreditamos que o valor da passagem fique entre R$ 2,50 e R$ 2,80”, afirmou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.