BUSCAR
BUSCAR
Preparação

Câmara de Natal inicia curso sobre Processo Legislativo para novos vereadores

Abrindo a programação, o Procurador-Geral da CMN, dr. Eriberto Neves, destacou a importância da iniciativa
Redação
27/01/2021 | 14:43

A Câmara Municipal de Natal, através da Escola do Legislativo Wilma de Faria, iniciou nesta quarta-feira 27, a realização do curso “Processo Legislativo para os Novos Vereadores”.

O objetivo é apresentar aos 14 novos parlamentares, assim como aos seus assessores, temáticas voltadas ao processo legislativo da Casa, trâmite de processos, direitos e prerrogativas parlamentares, entre outros temas.

Câmara de natal inicia curso sobre processo legislativo para novos vereadores
Curso aconteceu nesta quarta - Foto: Verônica Macedo

Abrindo a programação, o Procurador-Geral da CMN, dr. Eriberto Neves, destacou a importância da iniciativa. “Entre tantos temas, o curso traz temáticas relacionadas ao funcionamento do Plenário e das Comissões, a luz da Lei Orgânica e do Regimento interno. Também, na ocasião, colocamos a Procuradoria da Casa à disposição dos vereadores no sentido de esclarecer sobre Projetos de Lei, resoluções, decretos, entre outros. Esse ano mesmo teremos dois projetos grandes que deverão ser votados, que são o Plano Diretor e o Projeto de Reforma da Previdência dos Servidores Municipais. Então este é um momento que os vereadores de novo mandato irão conhecer a Casa e saber os funcionamentos e assim, aos poucos, dominarão o dia a dia do legislativo”, pontuou. 

Ainda foram realizadas palestras que trataram sobre os aspectos históricos do município, o papel dos vereadores na representação popular, fases dos processos, aplicações de decreto, conceitos e resoluções.

O diretor da Escola do Legislativo, Rafael Jácome, explica o objetivo do evento e sua importância no início de um ano pós-eleições municipais.

“Este é o momento que se adquire o conhecimento sobre o processo legislativo, que rege todas as situações desta Casa. A gente mostra assim que todos os setores da CMN estão integrados, como os gabinetes dos vereadores, por exemplo, e todos juntos formamos uma rede de funcionamento  que estão alinhados prontos a contribuir com os mandatos e as necessidade do povo de Natal”, disse.

Os 14 novos vereadores que compõe a Câmara Municipal estiveram presentes junto aos seus assessores e tiraram muito proveito do momento de aprendizado. Nivaldo Bacurau (PSB) esteve no curso e falou sobre a atuação da Procuradoria.

“Neste momento os procuradores estão trabalhando e fazendo a apresentação de forma bem transparente. Agora vamos colocar  nossos projetos em prática com o maior volume de informações técnicas e jurídicas elevados”, disse.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) também prestigiou o curso e destacou a importância do aprendizado nesse momento de  nova legislatura. “A procuradoria deixou esse momento leve e descontraído. Principalmente nesse momento que estamos chegando e aprendendo muitas coisas. Sem dúvidas esse novo momento, esse novo desafio, todo conhecimento deve ser trazido para melhor atendermos o povo”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ministro do Turismo sai em defesa de Juscelino Filho, indiciado por corrupção
Celso Sabino comparou o caso do ministro das Comunicações com o de outras pessoas, sem citar nome ou partido
12/06/2024 às 18:31
Margem equatorial: “perdemos 10 anos”, lamenta presidente da Petrobras
Estatal prepara apresentação para convencer área ambiental do governo
12/06/2024 às 18:18
Indiciado pela PF, Juscelino Filho afirma inocência e diz que ação foi “política e previsível”
Ministro das Comunicações é investigado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, segundo a Polícia Federal
12/06/2024 às 14:00
Assembleia Legislativa do RN lança campanha anticapacitista: “Principal objetivo é conscientizar a população”
Campanha é estrelada pelo influenciador potiguar Ivan Baron e pelos gêmeos autistas Ângelo e Augusto
12/06/2024 às 10:30
“Não é uma disputa entre governo e oposição”, afirma Raimundo Alves sobre TCE
Secretário-chefe da Casa Civil afirma que eleição para Corte de Contas é uma questão legislativa e que governo torce por George por ele ser aliado de Fátima Bezerra
12/06/2024 às 07:49
CNJ abre processo contra desembargador aposentado que acusou Moraes de crimes
Sebastião Coelho da Silva disse que o ministro do STF fez “declaração de guerra ao país”
11/06/2024 às 21:58
Licitação da Adutora do Agreste será em julho, anuncia Codevasf
Governadora Fátima Bezerra participou de audiência com o diretor-presidente da Codevasf nesta terça-feira 11
11/06/2024 às 20:19
PowerPoint: STF mantém obrigação de Dallagnol pagar R$ 75 mil a Lula
A Primeira Turma do STF, por unanimidade, manteve decisão da relatora para obrigar que o ex-procurador da Lava Jato indenize Lula
11/06/2024 às 19:11
Pacheco devolve parte da MP do PIS/Cofins
Medida Provisória compensa desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios
11/06/2024 às 17:57
Projeto que beneficia pais de pessoas com deficiência é aprovado em plenário na CMN
Projeto garante a reinserção no mercado de trabalho de pais ou responsáveis por pessoas com deficiência, em caso de falecimento desses filhos
11/06/2024 às 14:24
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.