BUSCAR
BUSCAR
Homenagem
Câmara de Natal celebra personalidades de destaque na defesa da democracia e direitos humanos
Para homenagear ativistas e entidades do Rio Grande do Norte que lutam em defesa da democracia e da juventude, a Câmara Municipal de Natal fez a entrega, nesta quinta-feira 2, da Comenda Emmanuel Bezerra
Redação
03/09/2021 | 11:40

Para homenagear ativistas e entidades do Rio Grande do Norte que lutam em defesa da democracia e da juventude, a Câmara Municipal de Natal fez a entrega, nesta quinta-feira 2, da Comenda Emmanuel Bezerra. A solenidade foi proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade, presidida pela vereadora Divaneide Basílio (PT).

“Trata-se de uma iniciativa do ex-vereador Sandro Pimentel incorporada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos para a gente poder homenagear os lutadores da democracia que merecem nosso respeito e reconhecimento. Foi uma noite importante para unir esforços e reforçar que sem liberdade nós não estaríamos aqui. Emmanuel Bezerra deixou esse legado pelo qual continuaremos lutando. Emmanuel Bezerra vive!”, disse Divaneide.

Entre as 17 personalidades homenageadas, o ex-vereador e ex-deputado estadual Sandro Pimentel recordou as lutas desenvolvidas pela defesa da democracia. “Mais do que nunca esta homenagem é oportuna em face do contexto difícil que a democracia brasileira atravessa. Portanto, destacar estudantes que batalham pela vida e defendem a liberdade torna-se um ato de resistência e eu me sinto honrado pela inclusão do meu nome na lista dos que lutam pelos direitos humanos em nosso país”.

Presente na cerimônia, o vice-governador Antenor Roberto falou sobre a relevância de resgatar o passado histórico. “Serve de lição e orientação para esta e as próximas gerações. E a história do Emmanuel Bezerra é um símbolo da trajetória daqueles que enfrentaram a ditadura militar e tiveram que sacrificar a própria vida em prol da justiça e cidadania, conquistas que em 2021 corremos o risco de perder novamente. Por este motivo, ocasiões como essa servem para avisar a juventude que cabe a ela defender nas ruas o nosso maior patrimônio que é o Estado Democrático de Direito”.

“Fico feliz por ter sido lembrado pela vereadora Divaneide e aprovado pela plenário da Câmara Municipal de Natal para receber esta comenda que leva o nome de uma referência, um guerreiro que aos 26 anos de idade foi assassinado pela ditadura”, ressaltou o secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas e Coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro. “Nós que somos da educação e acreditamos que ela é um instrumento de transformação social, ficamos lisonjeados com essa distinção do Parlamento de Natal”, considerou o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho.

As vereadoras Brisa Bracchi (PT), Margarete Régia (PROS) e Camila Araújo (PSD) e os vereadores Felipe Alves (PDT), Pedro Gorki (PCdoB) e Tércio Tinoco (PP) também participaram da solenidade.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.