BUSCAR
BUSCAR
Luz

Câmara aprova MP que destina recursos para reduzir tarifa de energia

Medida provisória pode atenuar tarifas até dezembro de 2025
Agência Brasil
17/12/2020 | 14:53

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira 17 a votação da medida provisória (MP) que destina recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) a fim para redução da tarifa de energia elétrica aos consumidores até 31 de dezembro de 2025. Editada em setembro pelo governo, a MP 998/2020 foi regulamenta o setor elétrico, com a alteração em diversos dispositivos legais. A matéria segue para análise do Senado.ebcebc

A CDE é um fundo do setor elétrico que custeia políticas públicas e programas de subsídio, como o Luz para Todos e o desconto na tarifa para irrigação.

Conta de Luz Enérgia Eletrica 15 e1608227551969
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

A medida destina recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) e da CDE para atenuar aumentos tarifários para os consumidores das distribuidoras da Eletrobras recém privatizadas: Amazonas Distribuidora de Energia S.A., Boa Vista Energia S.A., Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Centrais Elétricas de Rondônia S.A (Ceron) e Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre).

Ainda foram alteradas regras para permitir, não apenas a contratação de energia pelas distribuidoras, mas também a contratação de potência, que é a energia para as horas de maior consumo. A partir de agora também está permitida a devolução da energia comprada pelas distribuidoras e não utilizada. O texto aprovado na Câmara incluiu dispositivos para estimular a competição nos leilões de geração de energia e incluiu mais setores como beneficiados por investimentos em eficiência energética, restritos inicialmente à indústria.

A MP atribuiu ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a competência para autorizar a outorga para exploração da usina termelétrica nuclear Angra 3 e a celebração de contrato para a comercialização dessa energia. O prazo da outorga será de 50 anos, podendo ser prorrogado por até mais 20 anos.

Pelo texto do relator, deputado Léo Moraes (Pode-RO), concessionárias e permissionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica podem aplicar recursos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias para armazenamento de energias solar, eólica e de biomassa.

Moraes modificou o texto do governo para diminuir os impactos do fim de subsídios às energias solar, eólica e de biomassa. O auxílio será estendido por 12 meses após a promulgação da lei.  Inicialmente, a MP previa esse socorro até setembro. O incentivo foi estendido à geração de energia a partir de fontes renováveis em prédios públicos utilizando recursos de eficiência energética.

Minas Gerais

A única emenda aprovada pelos parlamentares vai garantir compensação a usinas leiloadas entre 2015 e 2017 que tiveram impacto na geração de energia por conta do período de seca – o chamado risco hidrológico. Esse dispositivo atende a reivindicações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e terá compensação com a extensão do prazo das concessões.

Kleber Fernandes fala sobre Plano Diretor: “Natal volta a se desenvolver”
O parlamentar explicou que a vocação para servir é a principal motivação do seu trabalho
15/10/2024 às 11:12
Governadora anuncia concurso público para professores com 598 vagas
A publicação na edição extra do Diário Oficial será feita ainda nesta segunda-feira 15
15/10/2024 às 10:54
Ubaldo destaca emenda para a conclusão do Hospital do Lions, inaugurado hoje em São Gonçalo
Instituição é voltada ao combate à cegueira e à prestação de serviços especializados de saúde ocular
15/10/2024 às 10:48
Coopmed-RN anuncia paralisação de médicos em hospitais estaduais a partir de quarta 16
De acordo com a Coopmed-RN, mais de 300 médicos que atuam nas escalas de plantão dessas unidades estarão envolvidos na ação
15/10/2024 às 10:32
São Gonçalo do Amarante inaugura ampliação do sistema de abastecimento de água em Regomoleiro
Antes desta ampliação, o município contava com um sistema adutor que utilizava apenas 5% de sua capacidade devido à ausência de um sistema de distribuição adequado
15/10/2024 às 10:10
CER comemora primeiro dia das crianças em funcionamento
O Centro Especializado em Reabilitação é o espaço de reabilitação que acompanha semanalmente pacientes da comunidade
15/10/2024 às 10:05
São Gonçalo do Amarante celebra inauguração de 13 novas ruas no Bairro Jardins
Mais de 30 ruas já foram pavimentadas somente nesse bairro
15/10/2024 às 09:41
Natália afirma que projeto que legaliza furtos é fake news: “Isso é uma mentira deslavada”
A candidata explicou que o projeto no qual ela defende, na verdade é algo que já existe no STF
15/10/2024 às 09:25
Clientes de bancos têm até quarta-feira para sacar valores esquecidos
No dia 17, cerca de R$ 8,6 bi passarão para conta do Tesouro Nacional
15/10/2024 às 09:18
Lei Seca: Homem é preso e mais 7 são autuados por embriaguez ao volante
A fiscalização da Lei Seca ocorreu na madrugada desta terça-feira 15 na avenida João Medeiros Filho
15/10/2024 às 08:19