BUSCAR
BUSCAR
Notícia falsa

Caetano Veloso, Maria Bethânia e outros artistas são alvo de fake news de aglomeração no réveillon

Uma cantora de nome Nayat Jordan foi a responsável pela disseminação da imagem que, de acordo com advogado de Caetano Veloso, é de 2019. Depois da repercussão, ela decidiu apagar o vídeo do perfil no Facebook
Estadão
05/01/2021 | 10:47

Um vídeo mostrando Caetano Veloso, Maria Bethânia, Regina Casé, Mart’nália e outros artistas em um momento de aglomeração viralizou nesta segunda-feira, 3. Isso porque, em tempos de pandemia de covid-19, esse tipo de festa é alvo de críticas e cancelamentos.

Uma cantora de nome Nayat Jordan foi a responsável pela disseminação da imagem que, de acordo com advogado de Caetano Veloso, é de 2019. Depois da repercussão, ela decidiu apagar o vídeo do perfil no Facebook, porém, diversas contas já haviam espalhado as imagens na internet. Agora, a cantora bloqueou o Twitter e o Instagram dela, o que impossibilita a averiguação, caso decida publicar o conteúdo novamente. Nayat se declara “fechada com Bolsonaro” em suas redes sociais, faz publicações exaltando a cloroquina e criticando a imunização contra o coronavírus.

Caetano veloso, maria bethânia e outros artistas são alvo de fake news de aglomeração no réveillon
O cantor Caetano Veloso Foto: Instagram/@caetanoveloso

Na postagem que fez associando o vídeo antigo aos artistas neste réveillon de 2021, Nayat Jordan fez a provocação: “Olha que legal o réveillon na Bahia festejando 2021. Galera boa, Regina Casé, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Mart’nália, filha do Martinho da Vila, e adjacências. Parabéns sem medo da peste chinesa. Festão do covidão”. 

Caetano veloso, maria bethânia e outros artistas são alvo de fake news de aglomeração no réveillon
Perfil de Nayat Jordan no Facebook Foto: Facebook/Nayat Jordan

Em algumas horas, Caetano Veloso usou as redes sociais para explicar ao público que o vídeo era antigo. “É fake! Este vídeo é de 2019 e não do ano novo de 2020/21”, escreveu o cantor no Twitter. A companheira Paula Lavigne também ficou indignada. “Isso é fake, é de 2019! Que absurdo. Ligando para os meus advogados”, avisou a atriz, que republicou o vídeo, já disseminado por outro perfil de nome Martin Hofer.

O perfil oficial de Maria Bethânia também se manifestou sobre o vídeo disseminando a fake news. “Está circulando na internet um vídeo falso em que Maria Bethânia aparece com Caetano Veloso e outros amigos festejando o réveillon de 2021. Em respeito a todos, deixamos claro que não houve nenhum tipo de comemoração neste ano e trata-se de um vídeo de fevereiro de 2019, antes da pandemia começar”, diz a legenda da publicação.

No fim de semana, Elba Ramalho foi alvo de críticas após uma festa ter sido realizada na casa dela, que estava alugada, em Trancoso, na Bahia, em meio à pandemia do novo coronavírus. A cantora se defendeu e, em um vídeo nas redes sociais, garantiu que não sabia da confraternização que foi realizada no local.

Também no fim do ano, o jogador Neymar não fez questão de esconder a grande festa que realizou para o réveillon. No entanto, o evento causou repercussão negativa em todo o mundo. 

O advogado de Caetano Veloso, Caio Mariano, enviou uma carta para a cantora que disseminou o vídeo antigo e solicitou que ela apagasse das redes sociais. “A postagem possui o mero intuito de atribuir, ao artista e aos demais, a prática de ato irresponsável e lesivo à saúde coletiva, confundindo assim a opinião pública sobre a sua conduta e responsabilidade”, afirma. 

Mariano também quer que Nayat peça perdão publicamente: “Solicito ainda seja formalizado pedido de retratação e de desculpas, em postagem própria, esclarecendo sobre a falsidsde das informações postadas na publicação que se exige remoção, cujo único intento é o de macular a honra e a imagem de Caetano Veloso”.

Confira a nota na íntegra:

“Prezada Nayat Jordan,

Na qualidade de advogado de Caetano Veloso e familiares, venho por meio desta solicitar a imediata remoção da postagem realizada através do link Referida postagem afirma falsamente que o artista, amigos e familiares estariam aglomerando socialmente em plena pandemia, atribuindo a estes a prática irresponsável e criminosa de aglomeração social em tempos de pandemia ocasionada pela covid-19. Tal pratica é totalmente repudiada por todos aqueles filmados no referido vídeo, que se trata de registro de um evento familiar ocorrido no ano de 2019.

A postagem possui o mero intuito de atribuir, ao artista e aos demais, a prática de ato irresponsável e lesivo à saúde coletiva, confundindo assim a opinião pública sobre a sua conduta e responsabilidade. Solicito ainda seja formalizado pedido de retratação e de desculpas, em postagem propria, esclarecendo sobre a falsidsde das informações postadas na publicação que se exige remoção, cujo único intento é o de macular a honra e a imagem de Caetano Veloso. Na hipótese de não atendimento à presente solicitação, tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis para reparação de danos materiais e morais causados. Certo de sua compreensão quanto a urgência e gravidade da sua postagem, aguardo remoção. Cordialmente, Caio Mariano (OAB-BA 18.169)”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Zé de Abreu revela que irá processar Murilo Rosa por suposto mau hálito
Em publicação no X, Zé de Abreu disse que apresentará testemunhos de atrizes
19/06/2024 às 21:39
Marrone perde parte da visão após cirurgia de emergência devido a glaucoma
Oftalmologista afirma que sequela não é significativa e cantor continua a ter vida normal
19/06/2024 às 18:21
Cantor Justin Timberlake é preso em Nova York
O cantor Justin Timberlake está sob custódia da polícia local e deve comparecer ao tribunal ainda nesta terça-feira 18
18/06/2024 às 19:43
Marrone, dupla de Bruno, tem alta após passar por cirurgia de glaucoma
Cantor se recuperará em casa durante 15 dias; sua dupla cumprirá com a agenda de apresentações no período
18/06/2024 às 18:15
Henry Cavill pede ajuda após anunciar que vai ser pai: “Alguma dica?”
Astro de Hollywood usou as redes sociais para falar sobre a chegada do primeiro filho e também sobre a paternidade
17/06/2024 às 20:27
Matteus se pronuncia após uso de cotas raciais e se exime de culpa
Ex-BBB Matteus Amaral foi denunciado ao Ministério Público e teve um pedido de prisão solicitado por ter usado cotas raciais
14/06/2024 às 18:16
Neymar contrata rapper que o defendeu na briga com Luana Piovani
Oruam teve sua participação em festival cancelada por conta dos ataques à atriz
07/06/2024 às 20:04
Will Smith publica vídeo de sósia baiano criado por IA; veja
Criador da imitação disse que ser notado pelo ator norte-americano foi a concretização de um sonho
07/06/2024 às 18:11
Mani posta foto em encontro, e Davi “responde” com post semelhante
Casal está separado desde o final do BBB 24, quando influenciadora não gostou de atitudes do vencedor do reality
29/05/2024 às 21:20
Justiça aceita pedido de divórcio de Ana Hickmann e Alexandre Correa
Apresentadora entrou com o pedido em novembro de 2023, após registrar um boletim de ocorrência contra o ex-marido Alexandre Correa por agressão. Com a decisão, Ana Hickmann está oficialmente separada.
24/05/2024 às 18:38
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.