O Conselho Administrativo de Defesa Econômica abriu investigação para apurar possível coordenação e aumento de preços de combustíveis envolvendo dirigentes de sindicatos no Rio Grande do Norte. A apuração também inclui Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Segundo o órgão, já existe investigação semelhante em andamento no Distrito Federal. O procedimento teve início a partir de uma representação encaminhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o documento que embasa a apuração, dirigentes sindicais teriam feito declarações públicas indicando possíveis reajustes nos preços dos combustíveis. Para o Cade, esse tipo de sinalização pode levantar suspeitas de aumento coordenado entre revendedores, prática que pode afetar a concorrência e impactar o consumidor.
Com a abertura do inquérito, o órgão dará início à fase de instrução, que inclui a coleta de novas informações e evidências sobre a conduta investigada.
Após essa etapa, o Cade poderá decidir pela abertura de um Processo Administrativo para aprofundar a apuração do caso.

