BUSCAR
BUSCAR
Entenda
Cachorro com focinho inchado? Saiba as causas e como tratar corretamente
Os sintomas que o cachorro vai apresentar vão depender muito das causas da alergia
Por Redação
30/03/2018 | 19:15

Acabou de perceber o seu cachorro com focinho inchado e não faz ideia do que seja? Não se desespere, na maioria das vezes o problema tem uma solução muito simples. Talvez ele esteja com uma pequena reação alérgica.

Alimentos, picadas de insetos, flores, produtos químicos e medicamentos podem ser alguns dos principais causadores do problema. Para tentar descobrir o que causou esta alergia, você tem que prestar atenção nos momentos antes do inchaço e fazer as seguintes perguntas: eu ou alguma outra pessoa deu algo de diferente para ele comer? No ambiente que ele passa a maior parte do tempo há algum inseto? Ele acabou de ser vacinado ou medicado? Estes questionamentos podem nos ajudar a entender o por que do cachorro com focinho inchado .

Boa parte dos pets não possuem este tipo de reação alérgica, mas a outra parte normalmente é bastante frágil a muitas substâncias estranhas ao organismo.

Fique atento aos sintomas

Os sintomas que o cachorro vai apresentar vão depender muito das causas da alergia, por exemplo: caso ele tenha sido picado por algum inseto, vai sentir dor no local. Agora se ele comeu alguma coisa que ocasionou o inchaço, provavelmente vai ter vômito e diarreia. Mas se a reação ficar muito mais preocupante, ele pode ter fraqueza, batimentos cardíacos acelerados, gengivas pálidas, pulso fraco e choque anafilático, que é uma situação rara, mas muito grave, que pode levar o animal à morte, se não for tratada rapidamente.

Como tratar?

Em boa parte dos casos o tratamento nem sempre é necessário, apenas nos mais graves, quando o animal apresenta dificuldades para respirar e muita fraqueza. Se os sintomas não forem esses, pode ficar mais “tranquilo”, apenas observando o desenvolvimento. Mas, atenção! Não dê nenhum remédio por conta própria, leve sempre ao veterinário, é ele quem sabe o que fazer.

Continue tratando

Quando você finalmente encontrar as causas do cachorro com focinho inchado e o seu bichinho ficar bem novamente, tente descobrir se ele tem alergia á mais alguma coisa, pois desse jeito fica muito mais fácil evitar o problema da próxima vez. Se você descobrir mais alguma alergia, já deixe os medicamentos de emergência separados.  Em situações de risco e dificuldade respiratória, o tempo é precioso: consulte o veterinário o mais rápido possível.

 

 

Fonte: iG

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.