BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020

Bruno Covas é reeleito prefeito de São Paulo

Tucano será reconduzido ao cargo após campanha em que se vendeu como experiente e escondeu Doria
Folha de S.Paulo
29/11/2020 | 19:36

Bruno Covas (PSDB), 40, foi reeleito neste domingo 29 prefeito de São Paulo, para o mandato 2021-2024. Por volta das 18h45, o candidato do PSOL ligou para o prefeito reeleito o parabenizando pela vitória.

Neste domingo, ao votar pela manhã, Covas prometeu cumprir o mandato de prefeito até o fim caso fosse eleito. “Quero ser reeleito para entregar o cargo no dia 1º de janeiro de 2025”, afirmou.

Rascunho automático
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) - Adriano Vizoni/Folhapress

O tucano, que era vice de João Doria (PSDB), chegou ao cargo em abril de 2018, com a renúncia do então prefeito para concorrer ao governo do estado. Embora os dois ainda sejam aliados, o candidato à reeleição escondeu Doria de sua campanha por causa da alta rejeição a ele na cidade.

Dos quatro prefeitos que tentaram um novo mandato após a lei que permitiu a reeleição, de 1998, só um até hoje havia conseguido o feito, Gilberto Kassab (à época no DEM, hoje no PSD), em 2008. Covas é o segundo a ser reconduzido ao cargo.

Marta Suplicy (então no PT, hoje sem partido), em 2004, e Fernando Haddad (PT), em 2016, saíram derrotados das respectivas campanhas pela reeleição.

E há aqui uma coincidência: Kassab também havia recebido a cadeira do ex-titular, José Serra (PSDB), que deixou o posto após 15 meses para concorrer à Presidência da República, em 2006. Com a vitória nas urnas, ele permaneceu no Edifício Matarazzo, sede do poder público municipal, durante seis anos.

Explorando a ideia de que representa segurança e alguma previsibilidade, Covas se vendeu ao longo da campanha como um político habilidoso e gestor eficiente, em contraponto à inexperiência de Boulos, que construiu sua trajetória em movimentos sociais e nunca ocupou cargo público.

Sem marcas de governo, o tucano, neto do ex-prefeito e ex-governador Mário Covas (1930-2001), aproveitou o segundo turno mais curto da história para martelar o discurso de que era o mais preparado para o cargo e que já fez muito pela cidade, mas queria “continuar fazendo mais”.

Ele conseguiu manter a dianteira conquistada no primeiro turno, do qual saiu com 32% dos votos válidos, ante 20% de Boulos.

Apenas duas semanas separaram os dois turnos, naquele que foi o intervalo mais reduzido da história, em razão da pandemia do novo coronavírus. A crise sanitária da Covid-19 alterou todo o calendário eleitoral e também postergou a votação de outubro, tradicional mês do pleito, para novembro.

Com 15 dias, em vez das três ou até quatro semanas de outras disputas, a campanha de Covas administrou a vantagem, neutralizou o avanço de Boulos sobre fatias do eleitorado e conseguiu se desvencilhar de percalços como as denúncias contra o candidato a vice, Ricardo Nunes (MDB).

Popularidade em queda de Lula pode afetar candidatura de Natália em Natal
Pesquisas recentes mostram queda na aprovação do presidente e refletem na intenção de votos para a pré-candidata à Prefeitura de Natal, que tem Lula como padrinho político
25/04/2024 às 08:13
MMA e Consórcio Nordeste firmam parceria para criação de fundo de conservação da Caatinga
Ministra Marina Silva e governadora Fátima Bezerra se reúnem em Brasília para discutir iniciativa que visa a sustentabilidade e preservação do bioma
25/04/2024 às 07:55
“Esperava a mesma atenção que tive com ele”, diz Allyson Bezerra sobre Rogério Marinho
Prefeito de Mossoró afirma que se distanciou do senador por causa da cobrança de Rogério para que PL indicasse vice na chapa de reeleição
25/04/2024 às 07:23
OAB entrega a PEC da Sustentação Oral no STF para Pacheco
Texto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB em 15 de abril, com o apoio das 27 seccionais
24/04/2024 às 21:12
Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle
Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas
24/04/2024 às 17:49
Álvaro Dias descarta Joanna Guerra e promete anunciar apoio a Carlos Eduardo ou Paulinho em maio
Em entrevista a uma rádio, Álvaro Dias declarou que preferia indicar a secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), mas o nome dela não emplacou.
24/04/2024 às 17:44
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
24/04/2024 às 17:44
Ex-prefeita de Sítio Novo recebe ameaça de facção e diz é fake news de adversários
Ex-prefeita Wanira Brasil, do município de Sítio Novo publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira 24 desmentindo ameaças de facção criminosa
24/04/2024 às 17:34
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Projeto de Lei que reconhece como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval foi sancionado pelo presidente Lula nesta quarta-feira 24
24/04/2024 às 17:25
Prefeito Allyson convida vereadores de Natal para o Mossoró Cidade Junina 2024
Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi recebido pelos vereadores Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira 24
24/04/2024 às 15:24
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.