BUSCAR
BUSCAR
Futebol
Brasil x Argentina: Por que a final da Copa América será às 21h de sábado
A Copa América 2019, de novo no estádio carioca, foi às 17h de um domingo
Uol
07/07/2021 | 16:44

O Maracanã receberá no sábado 10 mais uma final de competição de seleções. A decisão da Copa América entre Brasil e Argentina começará às 21h. Mas por que a Conmebol escolheu esse horário?

A título de comparação com outros torneios da entidade sul-americana, a final da Libertadores, no mesmo Maracanã, em janeiro, começou às 18h, também de um sábado. A Copa América 2019, de novo no estádio carioca, foi às 17h de um domingo.

Definir quando uma partida começa demanda a análise de algumas variáveis. Sobretudo quando a competição é organizada às pressas em um país diferente, como é o caso da edição atual no Brasil. Há aspectos comerciais, de segurança e até de temperatura.

Quando a Conmebol fez o primeiro modelo da tabela, ainda para uma final que seria em Barranquilla, na Colômbia, o jogo estava marcado para 19h, no horário local. Ou seja, 21h de Brasília — logo, no cenário global, não houve alteração.

A entidade explicou ao UOL Esporte que a escolha foi pensando em um clima mais ameno. A cidade colombiana costuma ter temperatura e umidade altas, o que gera desgaste maior nos jogadores. Geograficamente, Barranquilla está acima da linha do Equador. Logo, lá é verão.

A final no sábado, de todo modo, foge do conflito com a final da Eurocopa, que será no domingo, às 16h de Brasília. Pela data reservada no calendário da Fifa, a Copa América tinha permissão para ter decisão no domingo.

Com questões comerciais acertadas para o torneio em Colômbia e Argentina, a Conmebol se viu diante de travas para antecipar a final quando a competição se mudou para o Brasil, cerca de duas semanas antes do início. Além disso, entendeu que 21h de sábado é um horário conhecido do público brasileiro, pois nele há rodadas da Série A.

O jogo, no entanto, começará no início da madrugada em Londres — para citar uma capital europeia relevante. Ou seja, será difícil ter audiência do Velho Continente ao vivo. Mas pelo menos será possível encaixar a Copa América no horário nobre de Estados Unidos e México. Olhando para a Ásia, a final da Copa América entrará na programação do início da manhã de domingo — 9h em Tóquio e 8h em Pequim.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.