BUSCAR
BUSCAR
Futebol
Brasil x Argentina interrompido pode nunca mais acontecer e terminar sem resultado; entenda
Decisão da Fifa terá duas possibilidade de recurso e deve se estender por meses
O Globo
06/09/2021 | 12:27

O clássico entre Brasil e Argentina, truncado em campo, será decidido fora dele. A Unidade Disciplinar da FIFA receberá o relatório do árbitro Jesús Valenzuela, da partida que deveria ter acontecido neste domingo, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e ouvirá todas as partes envolvidas. Durante este processo, é possível que o jogo “termine” sem resultado.

Jogo paralisado:Anvisa diz que agiu para obrigar jogadores a cumprirem quarentena, não para interromper partida

A definição da partida que escandalizou o futebol mundial pode ir muito longe. A Fifa dará seu veredito após conversar com a CBF, a AFA e a Conmebol. Mas esse será apenas o primeiro passo. Quem se sentir prejudicado com a primeira decisão pode recorrer à Câmara de Recursos da entidade internacional, e as audiêncais serão retomadas. Poderá haver ainda uma terceira instância de recurso: o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), com sede em outra cidade suíça, Lausanne.

Um especialista em direito desportivo consultado pelo jornal “La Nacion” arriscou um cenário possível: que o resultado da partida se torne “abstrato”. Ou seja, as três instâncias processuais (Unidade Disciplinar da FIFA, Câmara de Recursos da FIFA e TAS) requerem tempo. É mais provável que, quando o último tribunal de apelação for julgado, as eliminatórias sul-americanas já tenham acabado, e que tanto Argentina quanto Brasil consigam se classificar sem problemas como 1º e 2º do continente.

Nesse caso, os três pontos em disputa não mudariam a classificação nem as seleções que buscariam a passagem para o Qatar em 2022. A resolução não teria consequências, assim, o clássico sul-americano caminha para um asterisco que pode durar até o final da competição.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.