BUSCAR
BUSCAR
Esporte
Brasil vence Polônia de virada e conquista título inédito da Liga das Nações
Seleção masculina de vôlei saiu atrás, mas reagiu com grandes atuações de Leal e Wallace

27/06/2021 | 12:52

Com atuação consistente e os destaques individuais de Leal e Wallace, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Polônia por 3 sets a 1 (22/25, 25/23, 25/16 e 25/14) neste domingo (27), em Rimini, na Itália, e conquistou o título inédito da Liga das Nações.

A vitória diante de uma das principais potências do vôlei reforça ainda mais o status de favorito do Brasil por uma medalha de ouro nos Jogos de Tóquio.

O técnico Renan Dal Zotto, que está em recuperação no Brasil após superar quadro grave de Covid-19, deverá anunciar os 12 atletas que vão à Olimpíada nesta semana. O time embarcará para o Japão no dia 12 de julho.

Brasil e Polônia decidiram as duas últimas Copas do Mundo, em 2014 e 2018, e os europeus levaram a melhor. Na Liga das Nações de 2019, os brasileiros também foram derrotados na briga pelo terceiro lugar.

Neste domingo, Carlos Schwanke, auxiliar de Dal Zotto, começou com Bruninho, Wallace, Lucarreli, Leal, Maurício Souza, Lucão e o líbero Thales. A novidade em relação ao time que passou pela França na semifinal foi a entrada de Lucão no lugar de Isaac, que sentiu dores no pé.

Antes da partida, Lucarelli cruzou os braços em referência a Wakanda Forever, símbolo do personagem Pantera Negra.

A partida começou equilibrada e com os dois times sacando muito bem, além das atuações inspiradas do oposto Kurek, da Polônia, e do ponta Leal, cubano naturalizado no Brasil.

A seleção polonesa também contava com o cubano Leon, que complicou a vida dos brasileiros com saques potentes. Após desperdiçar dois contra-ataques, Bruninho clareou para Lucarelli finalizar e deixar a seleção em vantagem, 19 a 18. Mas o capitão Kubiak recolocou a Polônia à frente, Leon marcou de ace e Kurek garantiu o primeiro set dos poloneses.

O Brasil empatou no segundo set e cresceu no jogo principalmente com a subida de produção de Wallace. A equipe chegou a abrir cinco pontos de diferença e, quando viu os poloneses encostarem no placar, Leal conseguiu o set point. Na sequência, Leon sacou na rede: 25 a 23.

Com o confronto empatado, a Polônia se perdeu em alguns momentos do terceiro set, enquanto Wallace dinamitou as investidas de Leon. Diferentemente do equilíbrio nas duas primeiras parciais, os brasileiros venceram a terceira por uma diferença de nove pontos, e a última, por 25 a 14.

Este é o primeiro título do vôlei brasileiro da Liga das Nações. O torneio foi criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 2018, substituindo o Grand Prix e a Liga Mundial –nesta, o Brasil é o maior vencedor com nove taças.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.