BUSCAR
BUSCAR
Exportação

Brasil bate recorde histórico de exportações de carne bovina em setembro

Volume total embarcado chegou a 314,7 mil toneladas, aumento de 25,1% em relação a setembro de 2024, apesar do tarifaço dos EUA
Redação
07/10/2025 | 14:33

O Brasil registrou recorde histórico nas exportações de carne bovina em setembro, com 314,7 mil toneladas embarcadas, aumento de 25,1% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgados nesta segunda-feira 6.

O desempenho superou a máxima anterior, de julho de 2025, e ocorre apesar do tarifaço comercial de 50% imposto pelo governo dos Estados Unidos, sancionado pelo presidente Donald Trump.

Programação de Exposições contará com toRio Grande do Norteeio leiteiro, além de sorteio de kits de ordenha - Foto: José Aldenir / AGORA RN
Brasil registra recorde de exportações de carne bovina em setembro, com 314,7 mil toneladas, mesmo após tarifaço dos EUA. - Foto: José Aldenir / AGORA RN

O aumento das exportações se explica pela diversificação dos destinos, incluindo México e China, esta última maior compradora da carne brasileira. Em julho, o país havia exportado 276,9 mil toneladas e, em agosto, 268,6 mil toneladas.

O tarifaço dos EUA foi justificado pelo governo norte-americano como uma resposta a um suposto superávit comercial do Brasil, embora os dados indiquem que a relação é superavitária para os Estados Unidos. Desde o anúncio das tarifas, o Brasil tenta negociar a redução da cobrança sem sucesso.

Na manhã de segunda-feira 6, houve uma conversa entre o presidente Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do tema. Os líderes já haviam se encontrado rapidamente na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

NOTÍCIAS RELACIONADAS