BUSCAR
BUSCAR
Sustentabilidade
“Bons exemplos inspiram”: Natal participa da Semana Lixo Zero 2020
Mais de 80 municípios de todo país realizam ações para conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um para a gestão do lixo
Redação
02/10/2020 | 09:43

A mobilização nacional que tem como pauta a redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos já tem data marcada para ocorrer em 2020. Entre os dias 3 a 7 de novembro, Natal se junta a mais de 80 cidades brasileiras para realizar a Semana Lixo Zero. O evento é organizado por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ), idealizador da iniciativa. 

Neste ano, as ações têm como tema “Bons Exemplos Inspiram”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelos resíduos. A ideia é mostrar para a sociedade que pequenos gestos podem fazer diferença no cuidado da gestão e encaminhamento de resíduos, e que os bons exemplos podem nascer das adversidades, como o que vivemos atualmente com a pandemia e já gerou grandes mudanças.

Como funciona?

A ideia esse ano é valorizar as iniciativas virtuais e qualquer pessoa e empresa pode participar. Quem tiver interesse em organizar ações durante a Semana já pode se inscrever no perfil @semanalixozeronatal no Instagram.  Podem ser cadastrados eventos como palestras, lives, oficinas, limpezas em áreas internas, exposições, fóruns, atividades culturais ou qualquer ação ligada a conscientização e boas práticas para redução da geração de resíduos. 

Na cidade, o evento é organizado por voluntários e embaixadores em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, além de entidades públicas, privadas e terceiro setor. É importante ressaltar que a Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização social, e depende da participação e protagonismo dos seus voluntários e do engajamento de toda a sociedade.

E para dar o pontapé inicial na programação de 2020, será realizado o Café com Atitude, um bate-papo virtual sobre conceitos e iniciativas lixo zero. Será realizado no dia 13 de outubro, às 16h com sua transmissão realizada via plataforma online. Os detalhes da programação e mais informações estarão sendo divulgadas pelo canal oficial da Semana Lixo Zero Natal, o perfil @semanalixozeronatal no Instagram.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. 

Serviço:

Semana Lixo Zero Natal
3 a 7 de novembro de 2020
Inscrições até 20 de outubro de 2020
Juçara Ramalho – (84) 98852-3895 e Mariana Nunes – (84) 999089156
Mais Informações: @semanalixozeronatal

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.