23/12/2020 | 09:14
De férias em São Francisco do Sul, Santa Catarina, Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira 21 que pode haver corrupção em seu governo devido ao grande número de obras em andamento no país. “Pode haver corrupção no governo? Pode. Você pega o Ministério do Desenvolvimento Regional, por exemplo, é do Rogério Marinho, são 20 mil obras no Brasil”, declarou o presidente a apoiadores.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e suas instituições vinculadas concluíram, em 2020, 6,2 mil obras de pequeno, médio e grande portes nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade, desenvolvimento regional e urbano, segurança hídrica e proteção e defesa civil. Foram, em média, 17 obras entregues por dia.
Também em 2020, o MDR entregou 410 mil moradias, das quais 61 mil foram para famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil. Com isso, mais de 1,6 milhão de pessoas passaram a ter acesso à casa própria e agora vivem com mais dignidade.
As ações realizadas pelo Ministério contribuíram para a manutenção e a geração de 4 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, em um período em que todos os países sofreram com severos efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia mundial da covid-19. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas que enfrentamos, conseguimos concluir todas essas obras.
Nós, que somos o ´Ministério das Águas, levamos esse bem tão precioso para as torneiras de milhares de pessoas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
“Além disso, concretizamos o sonho da casa própria para 49 mil famílias de baixa renda e conseguimos retomar 1,5 mil contratos, entre obras, projetos e outras ações”, completa.
Segundo Marinho, a retomada e a não paralisação de obras foram determinações do presidente da República, Jair Bolsonaro.
“Não deixar obras paradas é um ato de respeito com o dinheiro público, com o Brasil. Essas ações contribuem com toda a cadeia produtiva e de serviços”, observa o ministro.