BUSCAR
BUSCAR
Paisagens
Belezas naturais
Criador de um dos maiores canais de divulgação do turismo potiguar, Joilson Garcia relembra viagens e conta o que espera do futuro pós-pandemia
Nathallya Macedo
06/08/2020 | 00:52

Em tempos de pandemia, viajar virou saudade. As redes sociais estão recheadas de “#TBT” (sigla para Throwback Thursday, que em tradução livre significa quinta-feira da nostalgia, usada em legendas de fotos antigas) e os relatos são de esperança por dias melhores para que novas viagens sejam possíveis.

O que muitos potiguares aguardam ansiosamente é a oportunidade de partir em aventuras pela própria terra. O Rio Grande do Norte está cheio de lugares espetaculares, de belezas naturais admiráveis e lotado de personagens que reconhecem a importância do local e do sentimento de pertencimento. O Agora RN conversou com uma dessas pessoas: Joilson Garcia.

Nascido em Caicó, Joilson se considera apaixonado pelo próprio estado. “Como minha família era de origem humilde, eu não conseguia viajar para fora do RN. Sempre gostei da natureza, de admirar as paisagens, os açudes… e, em cada ocasião, observava um detalhe diferente ao longo dos percursos”, relembrou. Foi por isso que ele decidiu criar o RNatural. O projeto nasceu em 2015 no Instagram e agora já domina o TikTok. Confira a entrevista:

Potiguar é apreciador do pôr do sol. Foto: Cedida

AGORA RN – Por que você decidiu criar o perfil no Instagram @RNatural?

JOILSON GARCIA – Em 2015, vi que o Instagram estava começando a crescer. Na época, não existia um perfil que divulgasse as belezas naturais de todo o Estado e que levasse dicas do que fazer nos lugares. Fomos pioneiros nesse quesito. Só existiam alguns perfis que divulgavam Natal ou Mossoró, mas não o RN como um todo. Em apenas um mês de criação do @RNatural, o perfil alcançou a marca dos 10 mil seguidores. No início, até os potiguares não acreditavam que existiam tantos lugares fantásticos no Estado. Foi um sucesso e, atualmente, o @RNatural tem uma média de 1 milhão de visualizações por semana com mais de 290 mil seguidores.

AGORA – Qual é seu lugar favorito no RN?

JG – Costumo dizer que tenho momentos preferidos. Vi o céu estrelado em Galinhos, o pôr do sol em São Miguel do Gostoso e vivi dias ensolarados no rio Catolé, nos parrachos de Rio do Fogo e em Baía Formosa – o mar mais azul do Estado.

AGORA – Como você classifica o turismo no RN antes da pandemia?

JG – O turismo potiguar estava em ascensão. Acredito que isso se deve, em parte, à grande divulgação que o RN está tendo nas redes sociais. Mas o Estado ainda peca em divulgação nas grandes mídias tradicionais a nível nacional, como faz o Ceará, por exemplo. Antes da pandemia, quando viajava por aqui, sempre via muitos turistas por onde passava. Acredito que temos muito potencial, mas faltam melhores estruturas para receber os turistas. Acho que podemos melhorar os acessos a alguns lugares, como às lagoas. Sem falar das estradas… muitas são esburacadas, principalmente as do interior, por onde mais viajo. Sempre acreditei que o Rio Grande do Norte pode ser um dia um destaque nacional. Só precisamos de maiores investimentos em infraestrutura e em divulgação.

AGORA – A pandemia afetou fortemente o setor. Como você vê a atual situação?

JG – O momento da pandemia é de muita incerteza e requer cautela nas decisões. O impacto no turismo foi enorme, principalmente quando notamos que as pessoas não pretendem voltar a viajar tão cedo. Depois que o problema da saúde for solucionado, virá o problema econômico. Portanto, será uma longa jornada para que o setor se recupere. Acredito que ajudar a recuperação é uma missão das mídias digitais, com a divulgação dos pontos turísticos para um retorno gradual e com segurança. Pipa foi reaberta no mês de julho e fomos até lá para mostrar como está sendo o processo. Nosso representante Rodolfo Lucena mostrou os procedimentos que estão sendo adotados pelos hotéis e restaurantes. Houve uma mudança de protocolos. Percebo que, mesmo aqueles que ainda não se sentem seguros para viajar, estão remarcando a viagem ao invés de cancelar – o que é ótimo.

AGORA – O TikTok é o novo fenômeno das redes sociais. Você tem muitos seguidores e muitas curtidas por lá. Por que você decidiu criar o perfil?

JG – Vi que esse aplicativo está crescendo no mundo inteiro. Criei o meu perfil lá e passei 1 mês estudando a plataforma para ver como eu poderia abordar o turismo do RN da melhor forma. Percebi que quase não existia conteúdo sobre o turismo do estado e do Nordeste em geral, então, comecei a divulgar os vídeos que já tinha e de alguns amigos/parceiros (com autorização deles, claro!) e foi um sucesso. Todos os vídeos que posto lá são editados por mim de acordo com o que a plataforma exige. Em 1 mês de criação do perfil no TikTok (assim como aconteceu com o Instagram do @RNatural), alcancei a marca de 10 mil seguidores e mais de 100 mil curtidas. Já tenho vídeos lá com mais de 600 mil visualizações. No total, os vídeos que publiquei têm mais de 2,5 milhões de visualizações em menos de 2 meses.

AGORA – Vários vídeos mostram pontos incríveis do RN, e você aponta alguns lugares para serem visitados quando tudo estiver melhor. Como surgiu essa ideia?

JG – Assim que começou a pandemia, dei uma pausa nas postagens no @RNatural pois o momento não era de incentivar as pessoas a viajarem. Depois de um tempo, diante de tanta notícia ruim, decidi voltar a postar no Instagram dando dicas de viagens para o pós-pandemia, como forma de dar esperança para as pessoas de que elas poderão viajar para os lindos pontos que temos quando tudo isso passar. Deu super certo! Muita gente já está salvando os posts e se programando para viajar depois da quarentena, inclusive, já fazendo reservas nos hotéis e pousadas.

AGORA – Qual é o conselho que você deixa?

JG – É um momento de cautela e cuidado! Proteger-se e pensar em todos! É preciso que a gente continue observando as regras de convívio e distanciamento social, além de melhores práticas de higiene. Evitar grandes concentrações de pessoas. Usar a máscara é um ato simples, mas que em conjunto com as demais práticas, faz toda a diferença. Para que a gente não veja o turismo cair novamente.

Joilson criou o perfil no Instagram em 2015. Foto: Cedida
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.