BUSCAR
BUSCAR
Educação
Base curricular do ensino médio será adotada no RN a partir de 2019
Texto prevê mudanças no que é ensinado nas escolas públicas e apenas as disciplinas de matemática e língua portuguesa serão obrigatórias
Redação
04/04/2018 | 15:48

A Secretaria Estadual de Educação (Seec) vai adotar a nova base curricular para o ensino médio a partir de 2019. O órgão espera a homologação do texto da reforma curricular proposta na última terça-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC), para o estudos de adequação nas escolas públicas estaduais.

A nova base curricular vai formatar o que é ensinado nas salas de aulas – seja em unidades públicas ou privadas. O texto ainda não foi divulgado oficialmente, mas algumas mudanças já estão definidas: apenas as disciplinas de matemática e língua portuguesa serão obrigatórias.

Com a normatização do currículo, as demais disciplinas, como Física, química e inglês, por exemplo, serão apresentadas de forma interdisciplinar, a partir de três áreas de conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e suas tecnologias.

O MEC encaminhou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o texto final das bases curriculares. O órgão colegiado vai definir, a partir da próxima semana, o calendário de avaliação da nova base curricular. Inclui audiências públicas por todo o Brasil. A previsão é de que o texto seja homologado no segundo semestre deste ano.

A SEEC participou de discussões relativas a elaboração do texto entregue pelo MEC. A secretária Cláudia Santa Rosa é, inclusive, coordenadora de um dos grupos de trabalho que confeccionaram o documento.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as discussões acerca da atualização do base curricular do ensino médio acontecerá nos mesmos moldes do que foi feito pelo Ministério da Educação.

Serão realizados encontros com educadores de todas as escolas de ensino médio, com etapas locais, regionais e estadual, para definir como será o currículo do ensino médio, de acordo com as orientações da BNCC.

De acordo com a secretaria, o planejamento deve ocorrer até o fim do ano, para o novo currículo – após concluído o debate – seja utilizado pela rede pública estadual.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.