BUSCAR
BUSCAR
Música

Banda potiguar Novelie aposta no rock e ganha destaque na cena local

Novelie conta sobre início da carreira e planos para o futuro em entrevista para a Cultue
Karen Sousa
29/05/2024 | 11:43

São as aventuras extraordinárias de uma odisseia que esperam pela Novelie, banda potiguar que vive o extraordinário do mundo da música e que espera crescer ainda mais no cenário norte-rio-grandense cultural. Com quase um ano de criação, os quatro membros da Novelie compartilharam do mesmo desejo de fazer música com elementos do rock alternativo e hoje sonham em espalhar pelo Brasil toda essa autenticidade.

Quatro de outubro de 2023: é essa a data que marca o nascimento da banda e o dia em que foi mostrada para todo o mundo. “Até esse dia muita coisa aconteceu”, diz o vocalista Brenno de Carvalho à Revista Cultue, e explica que somente com exceção dele, todos os outros membros tinham experimentado estar em outras bandas anteriormente.

Banda Novelie é formada por Brenno de Carvalho, Filipe Dantas, Pedro de Carvalho e Rivelito Júnior. Foto: Cedida.
Banda Novelie é formada por Brenno de Carvalho, Filipe Dantas, Pedro de Carvalho e Rivelito Júnior. Foto: Cedida.

No vocal, Brenno de Carvalho. Na bateria, Filipe Dantas. No baixo, Pedro de Carvalho. E na guitarra, Rivelito Júnior, o mesmo que despertou o desejo de formar a banda e que deu um tiro certeiro ao convidar Brenno para ser vocalista. “O desejo de formar essa banda surgiu inicialmente de River, que um dia veio aqui em casa e depois de me escutar cantando numa roda de violão perguntou se a gente topava”, conta.

E foi com isso que eles começaram a buscar aventuras nas estrelas durante a produção do primeiro single, Telescópio. Com um vocal suave que se diferencia da melodia intensa dominada pelos acordes de uma guitarra forte e a uma bateria marcante, a música fala sobre ver as estrelas “de onde vêm a paz”, como diz a letra.

“Muita indecisão sobre como a música ia soar e qual seria de fato a pegada da banda, o projeto ficou meio em stand-by durante quase um ano, até que no final do ano passado a gente decidiu colocar essas músicas pra frente e divulgar o nosso trabalho”, conta Brenno.

A inspiração não podia ser outra senão bandas renomadas do cenário do rock internacional, como Bring Me The Horizon, Architects, Linkin Park, Paramore, Bad Suns e Switchfoot, banda de rock alternativo que foi sua maior influência. “Acho que cada um tem seu background. Eu e Pedrinho temos mais ou menos as mesmas referências, mas Rivelito, por exemplo, escutou muito e tocou muito metal, coisa que nós já não fizemos tanto”, completou.

“Desde sempre quisemos falar sobre Deus sem fazer música de igreja, e apesar de aqui no Brasil termos uma divisão muito grande do que é gospel e do que não é, lá fora isso não é tão bem estabelecido. E switchfoot é a prova disso. Os temas são sempre relevantes, mas nem sempre explicitamente gospel. Eles cantam sobre o que eles sentem e vivem, e a gente quer fazer a mesma coisa”, revelou Brenno.

Mas tem algo de diferente na Novelie. Os membros prometem que é exatamente essa marca de conseguir se comunicar com diversos públicos, sem direcionar sua música apenas para alguém. “Conseguimos cantar pra cristãos, ateus e tudo que tem no meio. Muita gente só quer ouvir um bom rock, e nós queremos dar isso a eles, mas para aqueles que quiserem ouvir músicas que falem sobre o amor e a esperança, nós queremos conseguir dar também”.

No início da carreira, Brenno disse que a Novelie foi bem recebida pelo público. “Acho que por River já ter muitos contatos fomos recebidos com oportunidades. Apesar de sermos uma banda muito nova, as músicas em si foram recebidas muito muito bem, acho que estamos ocupando uma lacuna no rock nacional mesmo, que é a falta de músicas que toquem no assunto da espiritualidade sem soar eclesiástico, e muita gente tem abraçado a Novelie por isso”.

E a promessa agora é continuar na trajetória de modo ativo. Com o lançamento do mais novo single Odisseia, a Novelie embarca, entre os acordes do pop rock, em uma jornada desconhecida pelo alto mar em busca da eternidade, sem ter certeza do que tem por vir, mas com o sentimento de que encontrará quem os guiou. A música, que é perfeita para também entrar em uma viagem, foi abraçada pelo público e fez a banda ter um reconhecimento nacional, com pessoas das mais variadas cidades do Brasil insistindo por shows pelo país. Esse desejo também é o da Novelie.

“Sonhamos muito poder estar em ambientes diversos fazendo música que fale sobre o que nós vivemos e sentimos, queremos conhecer o cenário local e expandir para fora, para representar o rock do RN pelo Brasil”, disse Brenno.

Por agora, o público não perde por esperar, é o que afirma Brenno. “Nós prometemos uma banda ativa! A gente ama o processo de compor e produzir, mas a gente também adora tocar e estar em contato com o público. Então podem esperar tanto novos lançamentos (já temos uma cambada de coisinha pronta), quanto a Novelie tocando em qualquer rolê aleatório que nós tivermos a oportunidade de participar”, concluiu o vocalista.