BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Bancada decide reconduzir Benes Leocádio para continuar na coordenação em Brasília
Confira a coluna desta quinta 9
Redação
09/02/2023 | 00:09

Aconteceu a reunião da bancada federal potiguar com os senadores e deputados federais para escolher o nome que continua como coordenador do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da 2ª Vice-Presidência, no prédio principal da Câmara dos Deputados. Houve atraso por parte de alguns parlamentares, e por esse motivo demorou o início da reunião. Atual coordenar, Benes Leocádio foi reconduzido por unanimidade. O deputado João Maia precisou sair antes do término, mas deixou seu voto com Benes. General Girão que não viabilizou seu nome, propôs rodízio anual do nome para coordenação.

Coordenar uma bancada com pensamentos ideológicos diferentes como General Girão (PL) e Fernando Mineiro (PT), ou Sargento Gonçalves (PL) e Natália Bonavides (PT) não é tarefa fácil. Este ano, o líder da oposição no Congresso Nacional é potiguar. O senador Rogério Marinho (PL) disputou a presidência do Senado e fez frente com o apoio do bolsonarismo. Também o PL elegeu quatro deputados federais, como João Maia, Robinson Faria, Girão e Gonçalves. No Senado também há muitas diferenças na atuação de Zenaide Maia (PSD) e Styverson Valetim (Podemos). Os dois tem posições diferentes na ala do Governo, e o outro na oposição.

Com a escolha, Benes Leocadio garante sua legitimidade perante a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Apesar de não ser um cargo formal, a função de coordenador de bancada é prestigiada. São os coordenadores que negociam emendas parlamentares com ministros, prefeitos, e congressistas que relatam o orçamento. Uma das funções primordiais do coordenador é apresentar as emendas coletivas ao orçamento da União e garantir o envio de recursos.

Saúde

A questão dos serviços públicos em saúde no interior sempre é um gargalo que terá que ser sempre prioridade de Governo. Pois ontem, a governadora Fátima Bezerra visitou as instalações da Policlínica Regional do Seridó, em Caicó, que pretende atender cerca de 300 mil usuários do SUS. Médico, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu foi eleito presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Seridó, responsável pela gestão da policlínica. Já o petista Odon Júnior de Currais Novos será o vice-presidente. Presidente da Femurn, Luciano Santos e vários prefeitos da região foram prestigiar o ato.

Bom Samaritano

Um suposto esquema de “fura-fila” na rede de saúde pública de Natal foi foco de uma Operação do Ministério Público ontem. Foi detectado fraudes no sistema do SUS, com inserção de dados falsos, para possibilitar que pacientes de diversas cidades do interior fossem atendidos na capital. Uma investigada “vendia” consultas, exames e até cirurgias do SUS. Um outro investigado costumava oferecer serviços de “assessoria” aos municípios do interior. O servidor preso foi encaminhado ao sistema carcerário potiguar.

Segurança

A cúpula da segurança pública potiguar esteve na Vice-Governadoria ontem para um encontro com o vice Walter Alves (MDB). Além do secretário Coronel Araújo, o adjunto Osmir Monte, a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, diretor-geral do ITEP/RN, Marcos Guimarães, o comandante dos Bombeiros, Cel. BM Luiz Monteiro, entre outros…“Agora, como vice-governador, a parceria com os órgãos de segurança do nosso estado é renovada. O nosso gabinete estará sempre de portas abertas para ajudar na gestão da governadora Fátima Bezerra”, escreveu Walter Alves.

Frente da Mulher

Ontem sessão da Assembleia Legislativa, o fortalecimento da bancada das mulheres foi destaque pela deputada Eudiane Macedo (PV). Já a deputada Divaneide Basílio (PT) cumprimentou as colegas e manifestou a sua satisfação em fazer parte da bancada histórica das mulheres, com cinco eleitas. Aliás, essa marca nunca tinha sido alcançada no Poder Legislativo Potiguar. Aliás as deputadas se somam a Cristiane Dantas, Terezinha Maia e Isolda Dantas e criaram a Frente Parlamentar da Mulher. Divaneide e Eudiane foram eleitas, à unanimidade, presidente e vice-presidente da Frente.

Nota

As fraudes investigadas teriam sido cometidas principalmente na Unidade Integrada de Saúde da Cidade da Esperança (Policlínica Oeste). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal se limitou a dizer que “permanece com a postura colaborativa com o Ministério Público e o Poder Judiciário, em todas as ações que tenham por finalidade fortalecer os serviços prestados à população, se colocando à disposição para os esclarecimentos necessários”.

Megafone

Um dos líderes de movimentos de direita, Carlos Reny Araújo foi nomeado como auxiliar parlamentar júnior no Gabinete do senador Rogério Marinho. Organizador de alguns protestos e movimentos da direita, Carlos Reny integra a “Força Democrática RN”. Em suas redes sociais também se define como um dos representantes da AstraZeneca do Brasil Ltda. Reny também já tentou ser candidato a vereador de Natal, em 2020, mas teve seu nome impugnado. Na época apoiou o hoje deputado sargento Gonçalves.

Taxa

O deputado-oposicionista Gustavo Carvalho (PSDB), que já foi diretor do Detran, apresentou um Projeto de Lei, sobre a isenção da Taxa de Licenciamento Anual cobrada pelo Detran. “O Detran hoje não tem que imprimir o documento e todo mundo pode entrar no QRCode do Denatran e imprimir o documento”, explicou Gustavo. O Estado não pode cobrar por um serviço que não presta mais e pelo menos dois estados – Ceará e Paraíba – já deixaram de fazer a cobrança. “O Detran cobra R$ 90 pela primeira via e R$ 100 pela segunda via”, disse.

Radicais

Nos últimos dias, um grupo de deputados radicais de direita tem tido reuniões periódicas para formar uma espécie de “célula independente” e derrubar do comando da bancada o deputado Altineu Cortes (RJ), que é do chamado “PL raiz” e já inaugurou um diálogo com o governo Lula. Essa ala de rebeldes é liderada por bolsonaristas como Bia Kicis (PL-DF) e Marcos Pollon (PL-MS), que se encontram numa casa do Lago Sul.

Raiz

No caso do Rio Grande do Norte, nota-se que os deputados General Girão e Sargento Gonçalves são mais ligados a ala ideológicas dos radicais. Já João Maia, que integra o PL há décadas, prefere a ala de Altineu, que se coloca como de “oposição responsável” a Lula, o objetivo dos rebeldes é provocar no PL o mesmo racha ocorrido no primeiro ano de mandato de Bolsonaro e o PSL, que o abrigou na eleição de 2018. Robinson Faria observa a cena e tenta fazer sua política sem radicalismo, e também sem ser “raiz”, no ninho que entrou ano passado.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.