BUSCAR
BUSCAR
Natal
Balada da Vacinação leva milhares de jovens ao Arena das Dunas e Nélio Dias; prefeito entra no clima
‘Balada da Vacinação’ foi exclusiva para o formato drive-thru, mas a partir desta quinta-feira 19 a vacinação seguirá em 35 UBS e nos cinco drives
Redação
19/08/2021 | 09:45

O fechamento da fase atual do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 em Natal foi motivo de festa para milhares de jovens nesta quarta-feira 18, no estacionamento do Arena das Dunas e Ginásio Nélio Dias. Ao investir numa estrutura de balada, com música, iluminação e atrações culturais, a Prefeitura do Natal fez desse grande mutirão para vacinar a população dos 18 anos um acontecimento que mobilizou famílias e instituições. Em cinco horas de mobilização, foram vacinadas 2,5 mil pessoas.

Realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde com apoio de Secretaria Executiva, STTU e Funcarte/Secult, a ‘Balada da Vacinação’ contou com uma estrutura que permitiu o acesso de veículos, motos e bicicletas a 20 pontos de drivers ao mesmo tempo, dentro do estacionamento do Arena. No Ginásio Nélio Dias foram 15 pontos de vacinação.

A “Balada da Vacinação” teve início às 16h e até 21h havia fila para o acesso ao estacionamento. O prefeito Álvaro Dias (PSDB) visitou a Balada da Vacinação no começo da noite e lembrou o momento como um marco para a cidade. “Fizemos essa mobilização para receber essa população jovem e o que vi só confirma nossa decisão de tornar a ocasião atrativa, alegre e emocionante. Somos a nona cidade do Brasil entre as 26 capitais e Distrito Federal que alcança essa marca no Brasil”. O gestor entrou no clima da juventude e animou quem estava passando pelo drive.

A ‘Balada da Vacinação’ foi exclusiva para o formato drive-thru, mas a partir desta quinta-feira 19 a vacinação seguirá em 35 UBS e nos cinco drives (SESI, Nélio Dias, Via Direta, Palácio dos Esportes e Arena das Dunas), todos os endereços, horário de funcionamento, tempo da fila nos drives e dúvidas podem ser acessadas através do https://vacina.natal.rn.gov.br/ . Com a imunização desta faixa etária, Natal fica entre as dez cidades brasileiras a alcançar toda a população adulta contra a Covid-19, com ao menos uma dose.

Na fila era comum ver carros com lotação máxima ou jovens acompanhados de outros membros da família, como pais e avós. A dupla de música sertaneja Lucas & Arthur Baracho, junto com o primo João Paulo, aproveitou o final da tarde para se vacinar. Após receberem a dose do imunizante, os jovens cantores saltaram do carro para dar uma palhinha para os profissionais de Saúde cantando o sucesso “Te Amo” (Zé Neto & Cristiano).

Emoção também para quatro amigas e o sonho de tomarem juntas a vacina. Maria Cecília, a motorista, Larissa Costa, Gabriela Ribeiro e Cinthia Araújo se revezaram com os celulares para registrar o momento de cada uma. “Estou muito emocionada por esse momento, esperei muito e é uma sensação que a gente não consegue explicar”, comentou Cinthia. De moto, o jovem casal Jair Lúcio e Eduarda Bezerra não via a hora de se vacinar, já que toda a família estava imunizada. “Tinha esperança de me vacinar este ano e esse dia chegou”, disse Lúcio.

Instituições como a ong Casa do Menor Trabalhador se mobilizaram para transportar um número maior de jovens. Foram 50 alunos distribuídos em cinco veículos, entre vans e carros. Um dos “motoristas” da turma era o professor do curso de Assistente Administrativo módulo básico, Marcos Newman, que levou nove alunos em sua Kombi. A animação da turma contagiou o educador. “Nossos jovens estavam contando os dias. Os colaboradores da Casa já estavam todos vacinados e agora com a imunização dos nossos alunos podemos ir voltando ao novo normal, respeitando todas as recomendações da OMS e também respirar com um certo alívio, pois muitos perderam sua vida na esperança de uma dose da vacina”, disse.

Na pista

A programação foi aberta com o DJ Luiz Flash Back, seguido do DJ Not Found, cantora e rapper Pretta Soul, Grupo Circense e Teatral Ladrões de Sorrisos e a DJ Promo, artista conhecida por discotecar em grandes eventos como a Parada Gay de Natal e o Baile das Kengas. No local dos drives, o Uber Balada de Natal animou o público com repertório ao estilo forró piseiro. Na zona Norte, as atrações foram MC Priguissa, DJ Yuri e DJ MS.

O secretário George Antunes, titular da SMS, disse que a ação cumpriu seu papel mobilizador. “Este primeiro momento tinha a finalidade de mobilização, mas nossa meta é continuar vacinando de forma acelerada”, comentou. A estimativa é de 10 mil pessoas. Segundo estimativa do IBGE, até o momento Natal já imunizou 76 % da população com pelo menos uma dose aplicada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.