Um avião particular caiu durante o pouso no Aeroporto Regional de Statesville, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira 18, provocando um incêndio de grandes proporções e deixando mortos, segundo autoridades locais. A aeronave é atribuída ao piloto veterano da Nascar Gregg Biffle, de 55 anos, embora ainda não haja confirmação oficial sobre a presença dele a bordo no momento do acidente.
De acordo com o chefe de polícia do condado de Iredell, Grant Campbell, há “várias mortes”, sem detalhar o número de vítimas. O aeroporto informou, em nota publicada nas redes sociais, que “uma aeronave caiu durante o pouso”, por volta das 10h15 no horário local (12h15 em Brasília). Até a última atualização desta reportagem, não havia confirmação oficial sobre quantas pessoas estavam a bordo.

Imagens registradas por testemunhas mostram uma grande coluna de fumaça e chamas intensas após a queda do avião. O incidente mobilizou equipes de emergência e levou à interrupção das operações no terminal regional, localizado a cerca de 70 quilômetros de Charlotte. O aeroporto destaca em seu site que atende voos corporativos de empresas da Fortune 500 e é frequentemente utilizado por equipes da Nascar, que tem um de seus principais autódromos na região.
O youtuber Garrett Mitchell, conhecido como Cleetus McFarland, afirmou em publicação nas redes sociais que Biffle, sua esposa e seus filhos estariam na aeronave. Segundo ele, a família teria combinado passar a tarde junta. A informação, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades. O deputado federal pela Carolina do Norte Richard Hudson lamentou as mortes e afirmou ser próximo da família envolvida no acidente.
Dados de rastreamento de voo indicam que o avião retornou ao aeroporto pouco após a decolagem. A aeronave havia realizado mais cedo um voo entre Fort Lauderdale, na Flórida, e Statesville. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que o avião é um Cessna C550. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a própria FAA conduzem a investigação. Agentes federais foram deslocados para o local para apurar as circunstâncias da queda.
Gregg Biffle é um dos nomes conhecidos da Nascar. Campeão da Busch Series em 2002, categoria de acesso à principal divisão, ele soma 19 vitórias na Nascar Cup entre 2003 e 2016, além de um vice-campeonato em 2005. Desde então, fez apenas participações esporádicas, a última em 2022.