Com a finalidade de debater os atuais desafios para uma sociedade inclusiva, a Câmara de Parnamirim realizou, na última terça-feira 30, uma audiência pública sobre o tema. Proposta pela vereadora Rafaela de Nilda, a solenidade contou com a presença de autoridades e representantes do assunto e foi realizada em alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência.
Em sua fala de abertura, a vereadora propositora, Rafaela de Nilda, ressaltou as inúmeras barreiras que a sociedade, como um todo, ainda mantém no que se refere à inclusão. “Em Parnamirim, temos buscado avançar com iniciativas que enxergam estas pessoas, destaco aqui a proposta de criar salas multifuncionais nas escolas para que crianças e jovens com deficiência, autismo e TDAH possam ter um espaço adaptado de acolhimento”.

A audiência pública contou com a presença do vereador de Natal, Tércio Tinoco (União), que é cadeirante e reiterou a necessidade das políticas públicas para as pessoas com deficiência serem feitas o ano inteiro. “Precisamos olhar a pessoa com deficiência não como uma coitadinha, mas sim como um ser humano qualquer. Não precisamos de esmola, precisamos de políticas públicas efetivas e na prática”, discursou o vereador.
Composição da Mesa
Além da vereadora propositora, compuseram a mesa diretora a vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Rárika Bastos, o deputado estadual, Kleber Rodrigues, o vereador de Natal, Tércio Tinoco, o diretor do Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim, Camilo Carneiro e o influenciador e ativista do inclusão e dos direitos da pessoa com deficiência, Ivan Baron. Esteve também presente o vereador Michael Diniz.