BUSCAR
BUSCAR
Terrorismo
Ataque suicida deixa ao menos 13 mortos e 30 feridos em Cabul, no Afeganistão
"Um kamikaze que queria entrar no centro educacional foi identificado pelos guardas. Ele se explodiu no caminho que conduz ao centro, antes de poder entrar", detalhou o porta-voz do Ministério do Interior
Estadão
24/10/2020 | 12:27

Ao menos 13 pessoas morreram e 30 ficaram feridas neste sábado, 24, por conta da explosão de uma bomba perto de um centro educacional em Cabul, capital do Afeganistão, segundo o Ministério do Interior. O ataque ocorreu perto de um centro de treinamento para estudantes, no oeste da capital afegã, declarou Tareq Arian, porta-voz do Ministério.

“Um kamikaze que queria entrar no centro educacional foi identificado pelos guardas. Ele se explodiu no caminho que conduz ao centro, antes de poder entrar”, detalhou. O porta-voz informou que relatórios preliminares apontam que 13 pessoas morreram e outras 30 foram feridas.

Um vídeo feito no local do ataque e compartilhado nas redes sociais mostra vários corpos cobertos por mantas em uma estrada de terra, enquanto os feridos são transportados para fora do local. Um funcionário do centro confirmou que a explosão ocorreu no estacionamento do centro.

Um porta-voz do Taleban negou no Twitter a responsabilidade pelo ataque, que ocorreu em um momento delicado, quando equipes dos insurgentes e do governo se reúnem no Catar para buscar um acordo de paz, mesmo com o aumento da violência e a retirada das tropas dos Estados Unidos.

O oeste de Cabul é povoado principalmente por hazaras, uma etnia quase exclusivamente xiita, que é frequentemente atacada pelo grupo Estado Islâmico. O Afeganistão registra um aumento da violência, enquanto os talibãs e o governo começaram em setembro negociações em Doha para encerrar décadas de guerra, até o momento sem grandes avanços.

Na mesma área de Cabul, dezenas de estudantes morreram em um ataque a outro centro educacional em 2018, enquanto em maio homens armados atacaram uma maternidade, matando 24, incluindo mães e bebês.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.