BUSCAR
BUSCAR
ALRN

Assembleia Legislativa define ações para o Plano Estratégico Horizonte 2027

ALRN traça ações estratégicas para fortalecer transparência e engajamento com a sociedade
Redação
31/10/2024 | 08:04

A Assessoria de Planejamento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, apresentou para o Conselho de Governança e Gestão da Casa a Análise da Estratégia (RAE) do 1º Semestre de 2024. Na ocasião foram discutidos importantes encaminhamentos e ações estratégicas para o Plano Estratégico Horizonte 2027.

Entre os tópicos abordados, destacam-se: Monitoramento das Metas dos Indicadores e Iniciativas do Plano Estratégico Horizonte 2024- 2027; Tratativas para a Medição da Taxa de Conhecimento do Público; Aperfeiçoamento do Sistema e-Legis e Implementação do Regulamento das Audiências Públicas.

pag 10 e 11 (1)
Assembleia avança em transparência e engajamento com ações inovadoras e monitoramento de metas; Conselho de Governança da Casa define iniciativas para fortalecer a comunicação. Foto: ALRN

Outro ponto relevante foi a medição da Taxa de Conhecimento do Público (TCP), que será conduzida pela Ouvidoria e pelas Diretorias Legislativa e de Comunicação Institucional. Essa iniciativa visa entender melhor como a população percebe e se relaciona com as atividades legislativas, permitindo um engajamento mais efetivo.

A aplicação do regulamento das audiências públicas também foi abordada, com a Diretoria Legislativa liderando os esforços para assegurar que as novas diretrizes sejam seguidas, promovendo maior transparência e participação cidadã. Além disso, a Diretoria de Gestão Tecnológica se comprometeu a aperfeiçoar o Sistema e-Legis, adaptando-o às inovações do processo legislativo, enquanto a Diretoria Legislativa, em parceria com a Diretoria de Comunicação, elaborará um plano de comunicação para divulgar boas práticas sobre a qualidade da matéria legislativa.

O comitê também discutiu a importância de ações de engajamento nas mídias digitais, com metas ambiciosas para aumentar o alcance e a interação com a sociedade, a partir das ações da Diretoria de Comunicação que já atingiu a meta.

A meta para 2024 é de 262.076 ações de engajamento, número superado já no primeiro semestre, que já alcançaram 852.300. “Com essas definições, a ALRN demonstra seu compromisso em fortalecer a comunicação com a sociedade e aprimorar a qualidade de suas atividades legislativas, buscando sempre uma gestão mais transparente e eficiente”, explica Augusto Carlos Viveiros, diretor- -geral da ALRN.

O Conselho de Governança e Gestão é uma unidade de assessoramento da Presidência, constituído por: Diretor-Geral (na condição de coordenador); Diretor da Presidência; Diretor de Representação Institucional; Diretor de Políticas Complementares; Diretor de Comunicação Institucional; Diretor Administrativo e Financeiro; Diretor de Gestão de Pessoas; Diretor de Gestão Tecnológica e Inovação; Diretoria Legislativa; Diretoria da Escola da Assembleia; Ouvidor e Procurador-Geral.

Os resultados do monitoramento dos 11 macrodesafios da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) são os seguintes:

MACRODESAFIO 1 – APRIMORAR A ATIVIDADE FISCALIZADORA DO LEGISLATIVO ESTADUAL: A elaboração de um plano que preveja as ações de fiscalização. Ação integrada da Comissão de Finanças e Fiscalização, Diretoria de Gestão Tecnológica e Assessoria de Planejamento para melhoria do sistema de emendas, acesso ao sistema SIGEF junto ao Poder Executivo.

MACRODESAFIO 2 – FORTALECER A ATUAÇÃO PARLAMENTAR A PARTIR DE UMA PRODUÇÃO LEGISLATIVA DE QUALIDADE – tem como foco a melhoria da qualidade da produção legislativa e a eficácia da atuação parlamentar.

MACRODESAFIO 3 – POTENCIALIZAR A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – tem como foco a promoção da transparência nas atividades legislativas e administrativas, visando aumentar a confiança da sociedade nas ações do poder legislativo.

MACRODESAFIO 4 – PROMOVER OS DIREITOS DA CIDADANIA, IMPULSIONANDO A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE – tem como foco a promoção dos direitos dos cidadãos e o fortalecimento da participação da sociedade nas decisões e ações legislativas.

MACRODESAFIO 5 – FORTALECER A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE: O engajamento nas mídias digitais teve um resultado positivo, com a meta de 262.076 ações para 2024, e um total de 852.300 ações realizadas no primeiro semestre.

MACRODESAFIO 6 – APRIMORAR A GOVERNANÇA E O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE AS ÁREAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Um dos principais desafios é garantir que todas as áreas da Assembleia estejam comprometidas com o alinhamento estratégico e que haja uma comunicação eficaz entre elas.

MACRODESAFIO 7 – ELEVAR O NÍVEL DE MATURIDADE EM GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – É fundamental para garantir que a ALRN utilize a tecnologia de forma eficaz, segura e alinhada às melhores práticas.

MACRODESAFIO 8 – DESENVOLVER POLÍTICAS DE ESG COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Inclui várias iniciativas que visam a elaboração e implementação de políticas sustentáveis, como: Elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS).

MACRODESAFIO 9 – BUSCAR A EXCELÊNCIA NAS PRÁTICAS DE GESTÃO – continuar a trabalhar na formalização e implementação das iniciativas de gestão, priorizando a capacitação dos servidores e o monitoramento das práticas de gestão.

MACRODESAFIO 10 – MODERNIZAR A INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA COM FOCO EM SEGURANÇA – inclui várias iniciativas estratégicas: Construção da Sala Segura, Elaboração de um plano tático de segurança de TI, Estabelecimento de processos de gestão da segurança da informação e Monitoramento do plano tático de segurança de TI (2024-2027).

MACRODESAFIO 11 – REESTRUTURAR AS INSTALAÇÕES FÍSICAS COM FOCO EM INOVAÇÃO – envolve a implementação de iniciativas voltadas para a atualização e melhoria das instalações físicas e tecnológicas da instituição.

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet
Os crimes investigados estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão
31/10/2024 às 13:55
Bombeiros capturam cobra no telhado de residência em Assu
Moradores notaram a presença do animal e, imediatamente, solicitaram o atendimento dos bombeiros
31/10/2024 às 12:53
Com o CER em funcionamento, São Gonçalo do Amarante amplia serviços de saúde
Com uma capacidade de atendimento de cerca de 500 pessoas por mês, o CER III é um marco importante para a cidade
31/10/2024 às 12:37
Lobo Mau: MPRN participa de operação nacional de combate à exploração sexual infantil
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na manhã desta quinta 31, em Mossoró. Além do RN, operação foi realizada em outros 19 Estados e no Distrito Federal
31/10/2024 às 10:10
Justiça mantém condenação de homem acusado de conduzir crimes de facção do RN
O caso faz parte da “Operação Juízo Final”, uma investigação conduzida para desmantelar a estrutura e as operações de uma facção criminosa no estado
31/10/2024 às 09:46
Potigás lança campanha com bonificação de R$ 4 mil para conversão de GNV
Potigás busca proporcionar um desenvolvimento econômico sustentável em terras potiguares e planeja investir mais de R$ 74 milhões nos próximos três anos
31/10/2024 às 09:22
Ações promovem cultura, inclusão social e avanço do agronegócio na Festa do Boi
ALRN elenca serviços de cidadania, saúde e atrações culturais, atraindo milhares de visitantes e impulsionando a economia local
31/10/2024 às 08:18
Rio Grande do Norte tem 46 leis sancionadas no último bimestre
Leis sancionadas pelo Governo do Estado agregam avanços em empreendedorismo, segurança, cultura e saúde
31/10/2024 às 08:11
Assembleia Legislativa do RN exporta tecnologia e moderniza o parlamento do Mato Grosso
Transferência de conhecimento visa modernizar o processo legislativo e eliminar gradualmente o uso de papel
31/10/2024 às 08:05
Legislativo potiguar promove sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa
Homenagem destaca a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama
31/10/2024 às 07:55