BUSCAR
BUSCAR
Câmara Federal
Arthur Lira visita Natal para fortalecer candidatura à presidência da Câmara
Durante a visita a Natal, Lira prometeu valorizar os deputados que compõem o chamado “baixo clero”. Em discurso, o candidato de Bolsonaro para presidente da Câmara afirmou que “todos os deputados são iguais”
Redação
16/01/2021 | 07:53

O deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), candidato apoiado pelo governo Jair Bolsonaro para a presidência da Câmara dos Deputados, terá maioria de votos entre os parlamentares potiguares na eleição que está marcada para o dia 1º de fevereiro. O vencedor do pleito vai substituir o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em café da manhã em Natal nesta sexta-feira 15, Lira recebeu o apoio de cinco deputados e, com isso, garantiu maioria entre a bancada do Estado.

Declararam voto no deputado alagoano do partido Progressista, os deputados federais Benes Leocádio (Republicanos), Beto Rosado (Progressistas), Carla Dickson (Pros), General Girão (PSL) e João Maia (PL). Os outros três deputados do Estado – Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (PSB) e Walter Alves (MDB) – devem votar em Baleia Rossi (MDB- -SP).

Durante a visita a Natal, Lira prometeu valorizar os deputados que compõem o chamado “baixo clero”. Em discurso, o candidato de Bolsonaro para presidente da Câmara afirmou que “todos os deputados são iguais” e que não vai defender “ideologia” caso vença o pleito.

Arthur Lira falou também que “não tem preconceito” com nenhuma pauta e que vai defender o debate de todos os temas necessários no comando da Câmara, caso vença a eleição. Ele prometeu, ainda, melhorar a transparência e estimular o que chamou de “articulação do voto”.

O candidato do Progressistas acrescentou que, se chegar à presidência da Câmara, não terá conversas privadas que sejam desmentidas em público. Ele enfatizou também que “Brasília não pode atrapalhar o crescimento do País”.

“Aquela é a maior cadeira da democracia brasileira, que representa a casa do povo”, enfatizou. Lira declarou também que vai trabalhar pela aprovação de reformas estruturais, especialmente a aprovação da PEC Emergencial, considerada prioritária pelo governo Jair Bolsonaro para a retomada econômica após a paralisação da pandemia do coronavírus.

APOIO

A deputada federal Carla Dickson (Pros-RN), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, afirmou que, se Baleia Rossi (MDB-SP) vencer a eleição para presidência da Casa em 1º de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro corre risco de enfrentar um processo de impeachment no Congresso.

Ao Agora RN, a deputada federal afirmou que torce pela vitória de Lira para que o País tenha “estabilidade”.

“Por mais que o candidato (Baleia Rossi) não tenha levantado bandeira, a gente vê uma possibilidade. A gente fica um pouco apreensiva, porque o Brasil precisa agora de estabilidade para conter a Covid-19, porque a pandemia não acabou, e também para crescer a economia”, destacou e completou: “ninguém quer isso, ninguém precisa disso agora, desse movimento (pró-impeachment)”.

Carla Dickson disse também que decidiu apoiar Arthur Lira porque o deputado se comprometeu a valorizar os deputados do chamado “baixo clero”, ou seja, parlamentares de menor expressão na Câmara dos Deputados – grupo no qual ela diz estar incluída, apesar de ser uma das vice-líderes do governo.

“Eu tenho interesse de fazer relatoria de projetos importantes. Ele disse que o olhar seria para esses que são meio excluídos. Isso me encantou nele”, complementou a deputada. A parlamentar acrescentou que, além disso, Arthur Lira prometeu pautar projetos de cunho conservador, “em defesa da vida”.

Ela disse ter ouvido a promessa durante reunião do candidato com representantes da Frente Parlamentar da Medicina e da bancada evangélica, que ela integra. Carla também ressaltou que o seu partido, o Pros, fechou votação no deputado apoiado por Bolsonaro.

O deputado Beto Rosado (PP-RN) defendeu o protagonismo do colega de partido, que, já foi líder da bancada do Progressista e, segundo ele, é bastante conhecido na Casa. Ele acredita que esse currículo, somado às características comportamentais, farão de Lira o novo presidente da Câmara Federal.

“É de amplo conhecimento do legislativo nacional. Ele representa muita seriedade, firmeza nas suas decisões e compromisso, e isso leva a maioria dos deputados a terem uma tendência de apoiamento ao Arthur Lira. Ele está em consonância com as pautas nacionais, entendendo todas as dificuldades que o Brasil tem passado. Isso pautará a Câmara de acordo com o interesse nacional, o que é necessário para um presidente”, disparou.

Nesse sentido, o deputado federal Benes Leocádio, do Republicanos, revelou que vai votar alinhado com a sigla, que decidiu, por unanimidade, apoiar o candidato do Progressista. Além disso, Benes Leocádio garantiu que “como nordestino, conheço de perto o estado do Alagoas, que tem uma colocação, de certa forma, progressista, equiparado ao meu pensamento e comportamento na Câmara dos Deputados, espero e confio que ele nos represente bem para colocarmos em discussão as pautas que o Brasil precisa”.

ALÉM DO LEGISLATIVO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também participou do encontro e defendeu a candidatura de Arthur Lira. O chefe do executivo avalia que a vitória de Lira será benéfica para o Rio Grande do Norte.

A análise decorre após o anúncio de apoio de cinco dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte à candidatura de Lira.

“Temos cinco deputados que o apoiam. E isso vai se transformar em ponto positivo em favor do Rio Grande do Norte”, disse. Ainda segundo Álvaro Dias, o deputado Arthur Lira – que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro – é um nome que defende boas propostas, ideias inovadoras e que vai modernizar as relações institucionais da Câmara dos Deputados.

“Ele vai manter um diálogo permanente com os deputados, ouvindo todos os setores, sem centralizar as decisões e procurando ouvir os líderes de partidos, também ouvindo a base e o baixo clero”, encerrou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.