BUSCAR
BUSCAR
Tradição
Arraiá do Outro Par chega à sétima edição com narrativa focada na acessibilidade e diversidade
Sétima edição do Arraiá do Outro Par acontece neste sábado, às 19h, de forma online. Vários artistas potiguares estão no line-up, como a banda Luísa e os Alquimistas
Redação
21/08/2021 | 09:07

É agosto, mas não tem desgosto. Neste sábado 21 acontece o Arraiá do Outro Par, um evento bastante querido pelos potiguares e que chega agora à 7ª edição. O arraiá fora de época será online, através do YouTube nos canais do Nosso São João da banda Luísa e os Alquimistas e da Prefeitura do Natal. A edição do Arraiá promete unir o tradicional ao contemporâneo, com uma narrativa focada na acessibilidade e na diversidade, contemplando de maneira informativa o combate ao capacitismo, que é o preconceito social contra as pessoas com deficiência, ainda abrangendo o público LGBTQIAP+ e toda a criatividade dos artistas locais por meio da valorização dos talentos com igualdade.

A transmissão, que acontece a partir das 19h, terá apresentação de Ivan Baron e Haylene Dantas e contará com tradução em libras e legenda de todo conteúdo, característica importante incorporada a vários eventos virtuais e lives realizados durante a pandemia, gerando acessibilidade e democratizando o acesso aos bens culturais. Durante a transmissão, o Arraiá do Outro Par receberá doações financeiras, de qualquer valor, para ONG Atitude e Cooperação – que atua nas comunidades dos bairros da Zona Oeste de Natal através de ações e programas socioeducativos em prol dos jovens e crianças. As doações poderão ser feitas via PIX através do QR Code que estará disponível na tela.

O line-up do Arraiá vem para animar o fim de semana de qualquer pessoa. Entre as atrações musicais desta sétima edição, estão Bambelô Cajueiro Abalô – Mestre Pedro Piloto, a artista drag queen Potyguara Bardo, a cantora e compositora Clara Pinheiro e Renan Kauan, mais conhecido como o príncipe do piseiro.

A banda potiguar Luísa e os Alquimistas também se apresenta e preparou um repertório que passeia por músicas autorais e pelos clássicos do forró, fazendo jus ao arraiá fora de época. O grupo, que começou em 2015 experimentando covers e canções próprias ao vivo, já é destaque tanto no Rio Grande do Norte quanto no resto do Brasil.

Com três álbuns lançados até agora, a banda promove uma mistura de ritmos e traz uma linguagem singular, com letras características de vivências pessoais adaptadas às experiências de qualquer potiguar. Por isso, Luísa e os Alquimistas tem tantos fãs: identificação e reconhecimento. O disco mais recente, “Jaguatirica Print”, de 2019, eleva a sonoridade típica nordestina. Tem batidão romântico, bregafunk, tecnobrega, arrocha, uma pitada de reggae e dub. Também tem a influência da música latina, um lado do zouk e da kizomba (bastante tocado em países africanos), além de um pouco de R&B, música pop dos anos 2000 e forró.

Para o show deste sábado, a banda traz um repertório com faixas autorais, repaginadas para o clima junino, e versões de hinos inesquecíveis do forró romântico. “A gente separou músicas do forró romântico, como Calcinha Preta, Mastruz com Leite. E trouxe também Solange Almeida, ainda vai ter piseiro – esse forró da atualidade que está bombando e que a gente ama”, disse a vocalista Luísa Nascim ao Agora Entrevista. “A banda gosta de tocar o que a gente ouve aqui, como a música popular do Nordeste, com batida eletrônica, sintetizadores, trazendo a dança”, afirmou.

Luísa, que participou ao longo do último ano de diversas lives, ressalta a importância da música em períodos difíceis. “Já que não estamos podendo ir a shows, ter esse contato com a arte, mesmo que online, é valioso para a saúde mental de toda a sociedade”.

Em um movimento constante de crescimento, a banda já prepara uma coletânea de músicas para este ano. “Estamos produzindo um EP só com feats [colaborações entre artistas], que ainda vai sair em 2021. Estamos em processo de construção, mas teremos duas músicas já lançadas e vamos trazer mais quatro inéditas. E o plano é lançar o nosso quarto álbum no ano que vem”, revelou a cantora.

O Arraiá do Outro Par é um projeto patrocinado pela Prefeitura do Natal, via Programa Djalma Maranhão, através do Edital Unimed Natal Cultural 2021, tem realização da BaseB Cultural e assessoria de imprensa por Sollar Comunicação e Build Up Media.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.