BUSCAR
BUSCAR
Ação
Arena das Dunas recebe “drive thru” de testagem para a detecção da Covid-19
Prefeitura do Natal inicia nesta terça-feira a aplicar testes rápidos para detectar o novo coronavírus na população; público-alvo da campanha é formado por idosos e pessoas com alguma comorbidade
Redação
16/06/2020 | 05:10

A Prefeitura do Natal inicia nesta terça-feira (16) a aplicação de testes rápidos para o coronavírus na Arena das Dunas. Os exames vão ser realizados no sistema de “drive thru”, com os pacientes nos veículos. A ação terá como foco o grupo de idosos e pessoas com comorbidades. Ao todo, de acordo com o Executivo, foram adquiridos 25 mil testes.

A testagem será feita das 8h às 17h. O acesso dos carros será pelo Portão P1. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que realizem exames os idosos que estejam há sete dias com sintomas leves e moderados da doença (febre, tosse, dor de cabeça, por exemplo).

“As pessoas que testarem positivo serão encaminhadas para uma das 11 unidades de saúde que são referências para a Covid-19, a fim de serem atendidas por profissional médico, que definirá a estratégia de tratamento a seguir. Essas unidades estão equipadas e preparadas para atender os pacientes, que receberão toda a orientação necessária. O município já tem um protocolo definido, com base no que foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Enfatizamos, contudo, que a decisão sobre o uso dos medicamentos a serem prescritos é exclusiva de cada profissional”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. Após o teste, a pessoa poderá esperar o resultado no local, o que leva cerca de 20 a 30 minutos, ou acessar o resultado pela internet com a senha que será fornecida na hora.

Uma outra frente de testagem está sendo feita com os profissionais da rede municipal de Saúde. A Prefeitura adquiriu testes rápidos e os profissionais da saúde do município já estão sendo testados. A testagem identifica o IgM e IgG, que são imunoglobulinas que estão relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus, identificando quem já teve ou está com a doença.

Desde o dia 16 de abril, a Secretaria de Saúde de Natal estendeu o horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para auxiliar ao combate e proliferação do Covid-19 (Coronavírus) na capital. O atendimento estendido funciona de segunda à sexta, sempre até às 19h ou 20h, dependendo da unidade de saúde. A Unidade de Saúde Pedra do Sino, na zona Norte, apesar de não funcionar em horário estendido, também é referência para o atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19.

Confira os endereços das Unidades de Referência:

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I

UBS PAJUÇARA – Rua Maracaí, S/N – PAJUÇARA – 7h às 19h
UBS NOVA NATAL – Rua do Pastoril, S/N, Conjunto – LAGOA AZUL – 7h às 19h

DISTRITO SANITÁRIO NORTE II

UBS PANATIS – Rua Milton Servita Brito, nº 994 – POTENGI – 7h às 19h
UBS VALE DOURADO – Rua irmã Vitória, 706 N. Srª. DA APRESENTAÇÃO – 7h às 19h
USF PEDRA DO SINO – Rua Pedra do Sino s/nº POTENGI – 7h às 16h

DISTRITO SANITÁRIO LESTE

UBS SÃO JOÃO – Av. Romualdo Galvão, nº891 – TIROL – 8h às 20h
UBS BRASÍLIA TEIMOSA – R. Miramar, nº32 – PRAIA DO MEIO – 7h às 19h

DISTRITO SANITÁRIO OESTE

UBS FELIPE CAMARÃO II – R. Santa Cristina, s/nº – FELIPE CAMARÃO – 8h às 20h
UBS BOM PASTOR – R. Augusto Calheiros, nº01 BOM PASTOR – 8h às 20h

DISTRITO SANITÁRIO SUL

UBS NOVA DESCOBERTA – AV. XAVIER DA SILVEIRA NOVA DESCOBERTA – 8h às 20h
UBS ROSANGELA LIMA RUA SANTA BEATRIZ, 11, PLANALTO – 7h às 19h

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.