BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento
Aprendemos com a pandemia a importância do diagnóstico precoce, diz secretário de Natal sobre o câncer infantojuvenil
Declaração de George Antunes foi dada durante evento de lançamento da campanha “Setembro Dourado”
Redação
08/09/2021 | 12:53

A Prefeitura do Natal lançou nesta quarta-feira 8 a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A ação faz parte do “Setembro Dourado”, criada com o objetivo de alertar profissionais de saúde, pais e sociedade em geral sobre os sinais e sintomas para a detecção do câncer infantojuvenil. O evento aconteceu na sede do Palácio Felipe Camarão, Zona Leste da capital.

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, destaca que a campanha se faz necessária a fim de conscientizar a população e os profissionais da saúde sobre a temática. Por ano, são registrados 130 novos casos de câncer infantojuvenil no Rio Grande do Norte, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“Durante a pandemia percebemos dois pontos importantes para saúde: o diagnóstico precoce e o tratamento precoce. Juntos, eles são fatores o de sucesso em qualquer tratamento de doença. E o que queremos alcançar com essa campanha é a conscientização da população e dos profissionais que trabalham na atenção primária. Esse é o caminho para o diagnóstico precoce”, disse o secretário.

George Antunes detalha que quando a terapia é administrada de forma correta e em tempo hábil a possibilidade de cura pode ser de até 100%. Ele explica, ainda, que o número de casos de câncer infantojuvenil crescem a cada ano em todo o mundo e, “no Rio Grande do Norte, em Natal não é diferente”. “Trabalhamos nessa causa durante todo o ano, mas temos um foco especial neste mês de  setembro”, afirmou.

Com o tema “Investigar é tarefa de gente grande”, a campanha será veiculada nas rádios, tvs e pela internet levando informações à população para que as pessoas consigam reconhecer os sinais e sintomas precoces do câncer tanto nas crianças quanto nos adolescentes. “A Campanha alerta aos pais sobre dar atenção aos pequenos detalhes e que isto pode mudar uma vida para sempre”, ressaltou Heverton Freitas, secretário de Comunicação Social.

O prefeito e médico Álvaro Dias ressalta a necessidade de conscientização das pessoas sobre a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, visando elevar as chances de cura. “Diagnosticar precocemente o câncer na infância e na juventude pode definir a cura, além disso pode representar a cura sem sequelas”, concluiu.

Dados

De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis (4.310 em homens e 4.150 em mulheres).

Secretaria Municipal de Comunicação – (84) 3232.8825
Site oficial: www.natal.rn.gov.br

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.