Uma comissão formada por quatro integrantes do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), movimento à frente da Ocupação Emmanuel Bezerra, se reuniu na manhã desta terça-feira 22, com o novo secretário de gabinete civil, Diogo Xavier, para debater sobre a realocação das 60 famílias que ocupam o antigo prédio de Direito da UFRN. No encontro os integrantes da comissão apresentaram suas reinvindicações, porém não houve uma definição. A expectativa é que até o final da tarde a Prefeitura dê uma resposta aos integrantes da ocupação.
O prazo da justiça para a suspensão da reintegração de posse do prédio acaba nesta terça-feira, 22, porém, as famílias ainda não receberam nenhuma atualização sobre para onde devem ir ou como serão, de fato, assistidas pelos órgãos públicos. “A gente quer que a Prefeitura aponte para nós qual lugar que nós iremos ocupar, até as casas do governo ficarem prontas. Para qual local seremos realocados”, afirmou o coordenador do MLB, Mateus Araújo.
O MLB realizou um protesto pacífico que saiu da Praça Augusto Severo em direção a sede da Prefeitura do Natal, pediram por uma reunião com o prefeito Álvaro Dias e para que seja resolvido o problema de realocação das famílias.
A indicação de um outro local para ocupação ou a instituição de um aluguel social está sob responsabilidade da Prefeitura do Natal até que o Governo do Estado entregue as moradias do Programa Estadual Promoradia Viver Melhor, que foi acordado em audiência na Justiça Federal no ultimo dia 18. A finalização das obras está prevista para o final de 2021.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o Prefeito Álvaro Dias não se encontra na sede e não participa da reunião, que será conduzida com o novo Secretário de Gabinete Civil, Diogo Xavier.