BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Após crítica de Carlos Eduardo, Prefeitura vai apagar pichações em escadaria
Ação acontece dias depois de o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves fazer críticas ao novo aspecto da escadaria, que tem recebido intervenções artísticas realizadas com apoio da Prefeitura
Redação
17/08/2020 | 09:05

A Prefeitura do Natal vai começar nesta terça-feira 18 a apagar pichações e grafites realizados de forma clandestina na escadaria que liga o bairro de Mãe Luiza à Praia de Areia Preta, na Zona Leste da capital potiguar.

A informação foi confirmada ao Agora RN pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, que disse que o trabalho de remoção das pichações será realizado por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A ação acontece dias depois de o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves fazer críticas ao novo aspecto da escadaria, que tem recebido intervenções artísticas realizadas com apoio da Prefeitura. Nas redes sociais, o ex-prefeito disse que a obra – inaugurada durante sua gestão – “ficou feia com muita grafitagem”.

“Faço um apelo a prefeitura/Funcarte para corrigir e devolver a beleza arquitetônica desta obra de arte tão bonita”, disse Carlos Eduardo, sugerindo que referia à grafitagem oficial, e não exatamente às pichações, como entendeu o secretário de Cultura.

Segundo Dácio Galvão, o trabalho de grafitagem na escadaria ainda não foi finalizado. E, de acordo com o secretário municipal de Cultura, não é o grafite que está prejudicando a paisagem, e sim as intervenções artísticas clandestinas e as pichações realizadas.

“Mas a partir de terça, a Semsur está indo lá para dar outra pintura e eliminar aquela sujeira estética em cima da arquitetura da estrutura”, afirmou Dácio.

Depois da polêmica, Carlos Eduardo voltou às redes sociais para explicar que não criticou a arte do grafite, e sim o excesso de intervenções artísticas no local – reforçando que não está falando apenas das pichações.

“Democraticamente, e com liberdade de opinar, como qualquer pessoa livre, critiquei e critico o excesso, achando que o espaço da arte poderia ser menor, realçando melhor a obra e o grafite”, escreveu o ex-prefeito.

Intervenção

A escadaria que liga o bairro de Mãe Luíza à praia de Areia Preta, na Zona Leste da cidade, está passando por uma intervenção artística. O trabalho começou no último dia 15 de julho. Nos pórticos e degraus, estão sendo feitos mosaicos e pinturas no estilo grafite. Participam 20 artistas potiguares que se revezam em horários e grupos, tudo dentro das orientações de distanciamento social e higiene na luta contra a Covid-19.

A repaginação contempla o revestimento de 133 espelhos dos degraus, cada um com 15 centímetros de altura por 4 metros de largura, e mais dois arcos medindo 30 metros quadrados de área.

Local preferido para atividades físicas, o espaço teve o projeto elaborado pelos mosaicistas Gildeci Pereira, Liana Diógenes, João Batista de Lima, Rosangela Rocha e Wendell Eduardo. A coordenação é do artista plástico Migue Carcará, da Secretaria de Cultura de Natal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.