BUSCAR
BUSCAR
Liberado
Após acordo, comportas da barragem Poço Branco são finalmente abertas
Originalmente, pescadores e produtores que dependem do rio entraram em conflito por não concordarem com a abertura da comporta
Redação
18/11/2017 | 14:16

Na tarde da última sexta-feira 17, as comportas da barragem Poço Branco foram, enfim, abertas para a perenização do rio Ceará-Mirim. Originalmente, a liberação das águas deveria acontecer no dia 6 de novembro, mas em virtude de um motim dos pescadores da reunião, ela foi adiada. Desta vez, a Polícia Ambiental esteve no local para garantir que outro incidente que pudesse adiar novamente a liberação das águas acontecesse.

Com a abertura das comportas, a vazão liberada será de 450 litros por segundo. Como o rio Ceará-Mirim encontra-se em situação crítica em razão da estiagem, a liberação das águas servirá para sua perenização.

Pescadores e produtores que dependem do rio entraram em conflito por não concordarem com a abertura da comporta. Os pescadores acreditam que há a possibilidade da represa secar completamente, prejudicando quase 180 famílias que sobrevivem da pesca; os produtores, por outro lado, afirmam que a perenização precisa acontecer para poderem dar continuidade à cultura da carcinicultura, agricultura irrigada, pecuária e economia de subsistência.

Ficou acordado, então, que a barragem permanecerá aberta pelo período de um mês, tendo seus níveis monitorados pelo Insstituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Quando o prazo se encerrar, uma audiência pública será realizada para analisar os resultados e definir os próximos passos.

Com 8,3 milhões de m³ de volume, a barragem teve suas comportas abertas pelos últimos dez anos sem qualquer controle. Ela foi construída em 1969 para conter as cheias, mas acabou sendo utilizada pelos pescadores e produtores para outros fins; sua capacidade atual é de 6,11%, mas seu volume morto é registrado apenas quando desce até 1,5% do volume total.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.