BUSCAR
BUSCAR
Declaração
Após a vitória de Biden, Merkel diz que UE e EUA devem trabalhar ‘lado a lado’
Merkel considerou Biden um líder experiente, que conhece bem a Alemanha e a Europa, enfatizando a aliança entre americanos e europeus. "Somos aliados na Otan, compartilhamos valores fundamentais e interesses."
Estadão
09/11/2020 | 12:24

A chanceler alemã Angela Merkel parabenizou, nesta segunda-feira, 9, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, por sua vitória nas urnas e pediu que a União Europeia e os Estados Unidos trabalhem “lado a lado” nos próximos anos.

Merkel considerou Biden um líder experiente, que conhece bem a Alemanha e a Europa, enfatizando a aliança entre americanos e europeus. “Somos aliados na Otan, compartilhamos valores fundamentais e interesses.”

Ansiosa para deixar de lado a visão crítica do presidente Donald Trump sobre a Alemanha, Merkel disse que os Estados Unidos e a Alemanha, como parte da UE, devem priorizar esforços conjuntos para combater o novo coronavírus, o aquecimento global e o terrorismo, além de defender o livre comércio.

Anteriormente, Trump chamou a Alemanha de “cativa da Rússia” por apoiar um acordo de gasoduto do Mar Báltico com o país do Leste eutopeu, ameaçou as montadoras alemãs com altas tarifas sobre os carros importados pelos Estados Unidos e criticou Berlim por não contribuir o suficiente para a OTAN. Sobre a participação na Otan, Merkel fez um ‘mea culpa’.

“Nós, alemães e europeus, sabemos que temos que assumir mais responsabilidade nesta parceria no século 21”, disse Merkel. “A América é e continua sendo nosso aliado mais importante. Mas ela espera de nós, e com razão, que façamos maiores esforços para cuidar de nossa segurança e defender nossas convicções no mundo”, acrescentou ela.

Merkel também disse que a vice-presidente eleita Kamala Harris foi uma inspiração para muitas pessoas e que ela estava ansiosa para trabalhar com Harris e Biden.

Homem é preso por suspeita de entrar com bomba na embaixada do Irã em Paris
Caso acontece no mesmo dia em que Israel fez ataques contra o Irã; ainda não há confirmação se as ocorrências têm relação
19/04/2024 às 11:16
Taylor Swift lança álbum ‘The Tortured Poets Department’
O álbum é duplo e apresenta uma versão extra contendo 15 faixas adicionais, além das 16 músicas previamente anunciadas
19/04/2024 às 10:01
Israel diz que projeto para adesão plena da Palestina na ONU é vergonhoso
Resolução foi vetada pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança
18/04/2024 às 20:00
Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria “um grande erro”
Líder ucraniano criticou possível visita do presidente brasileiro à Rússia para a Cúpula dos Brics e o convidou para participar da Cúpula da Paz, na Suíça, em junho
18/04/2024 às 17:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.