BUSCAR
BUSCAR
Final decisiva
Em busca de título inédito, Apodi Futsal vai a Sorocaba confiante na vitória
Time potiguar pode se consagrar campeão no último jogo do torneio; retrospectos de viradas animam equipe
Daniel Guimarães
25/10/2023 | 04:00

O Apodi Futsal, na final da Copa do Brasil, já deixou sua marca na história do esporte do estado. Agora, no próximo domingo 29, o time potiguar se prepara para o jogo decisivo contra o Magnus Futsal, às 11h, na Arena Sorocaba. O vencedor deste confronto se consagrará campeão.

O primeiro jogo da final aconteceu no Oeste Potiguar, no ginásio poliesportivo Vilson Custódio, em Apodi, onde o time paulista venceu por 4 a 2. Contudo, o Apodi Futsal acredita na possibilidade de reverter o cenário desfavorável e conquistar o tão sonhado título, mesmo atuando fora de casa.

Em Apodi, a cidade foi tomada por torcedores, que lotaram as arquibancadas. O jogo teve direito a um “telão” instalado em praça pública e uma “fanfest”. Luis Marinho, um dos representantes da equipe, compartilhou os detalhes da trajetória inédita do Apodi na Copa do Brasil até chegar à final.

“Nossa jornada foi de muitos desafios, até essa final. Principalmente na questão de logística para os translados dos jogos fora de casa. Inicialmente, nossa diretoria tinha projetado passar da primeira fase da competição. Porém, o time foi dando liga, fomos ganhando jogos importantes e acabamos chegando nessa final histórica”, disse.

Em relação ao primeiro jogo contra o Magnus, Marinho destacou o amplo apoio recebido. “A partida contra o Magnus já foi histórica. Casa lotada, todo o Estado em solo apodiense. Aliás, o Nordeste se encontrando aqui. Várias caravanas do Ceará, Paraíba e outros estados vieram prestigiar esse grande jogo. Além disso, nossa torcida, que parou a cidade pra fazer a festa.”

Para o jogo de volta em Sorocaba, o Apodi Futsal contará com o retorno de dois jogadores suspensos devido ao jogo da semifinal contra o Brasília. A equipe parte de Apodi na quinta-feira 26, e embarca nas primeiras horas da sexta-feira com destino a São Paulo.

Apesar da derrota por uma margem de dois gols, uma vitória simples por um gol no jogo de volta pode levar o Apodi Futsal a uma prorrogação, já que no futsal, ao contrário do futebol, o saldo de gols não é decisivo. “Precisamos apenas ganhar, que forçará uma prorrogação, onde zera tudo. E caso persista o empate, vai pros penaltis”, disse Luis.

Jornada Histórica

A equipe potiguar estabeleceu como meta principal avançar além da primeira fase da Copa do Brasil, uma vez que nenhuma equipe do estado havia conseguido fazê-lo até então. No percurso, o Apodi enfrentou equipes como o Reriutaba do Ceará, o Traipu de Alagoas e, nas quartas de final, a Educar de Sergipe, onde conseguiu reverter o placar fora de casa, um feito histórico para o esporte do estado.

Até o momento, a campanha geral do Apodi Futsal na Copa do Brasil inclui quatro vitórias, quatro derrotas e um empate nos nove jogos disputados. Nas semifinais, o time potiguar enfrentou o Brasilía Futsal, uma equipe da Liga Nacional de Futsal e considerada uma das melhores do país. O confronto equilibrado foi decidido nos pênaltis.

Essa capacidade de reverter resultados têm motivado a equipe do Apodi Futsal, que permanece confiante de que é possível conquistar o título. A equipe levou três das quatro eliminatórias para a prorrogação, decidindo duas delas nos pênaltis. Com os resultados alcançados até o momento, a equipe já assegurou vagas em campeonatos nacionais em 2024, inclusive a participação na Super Copa.

Cenário do Futsal no RN

Embora o cenário do futsal no Rio Grande do Norte ainda esteja em desenvolvimento, o Apodi Futsal se destaca como uma das principais equipes do estado. O Campeonato Estadual recentemente passou por um processo de descentralização, atraindo o interesse de diversas pessoas em formar equipes. No entanto, para competições de grande porte como a Copa do Brasil, é necessário que muitos estejam envolvidos no projeto.

“O Rio Grande do Norte é um estado rico com um grande potencial de crescimento. O primeiro passo foi a descentralização do Campeonato Estadual, que despertou o interesse de Humberto Filho para montar a equipe e reforçá-la. No segundo ano, conseguimos vencer o Campeonato Estadual e a Copa RN”, destacou Luis Marinho.

Em relação a parcerias, a equipe está trabalhando para atrair novos apoiadores, permitindo que o cenário do futsal continue a crescer. “Estamos trabalhando nisso, buscando novas marcas e apoiadores para cobrir as despesas. Como mencionei, nosso planejamento inicial se estendia até a segunda fase. Desde então, temos obtido sucesso graças ao apoio e ao empenho do nosso presidente, Humberto Filho. Com a grande visibilidade e publicidade que o time tem recebido, grandes marcas estão começando a se unir ao projeto”, concluiu.

Comissão técnica do Apodi Futsal durante primeiro jogo da final / Foto: Cedida
Comissão técnica do Apodi Futsal durante primeiro jogo da final / Foto: Cedida
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sorteio da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira; veja times que o América pode enfrentar
Adversários possíveis para o alvirrubro potiguar surgirão do grupo 1
16/04/2024 às 10:24
Ex-treinador das bases do Real Madrid realiza seletiva da Laliga em Natal
O objetivo da seletiva é compor as seleções Laliga Academy que irão competir em diversas categorias
16/04/2024 às 08:35
Dia Mundial do Lazer é celebrado no Sesc em Natal e Mossoró nesta terça
Celebração é uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer, com apoio do Sesc no Brasil
15/04/2024 às 17:16
Atletas olímpicos participam de campanha da Justiça Eleitoral para estimular o voto jovem
Pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo
15/04/2024 às 10:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.