Um influenciador digital foi conduzido para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Natal, nesta terça-feira 31, por gravar vídeos nas redes sociais de animais silvestres sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Através de perfis chamados de “IncrívelMente curioso”, o suspeito acumula milhões de seguidores em redes sociais como TikTok, Instagram e Youtube. O mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Alguns dos vídeos publicados por ele, mostram um Gecko, que é um gênero de réptil escamado da família Gekkonidae, ora em confronto com uma lagartixa, ora em confronto com um Hamster, dentre outros enfrentamentos. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Ao chegar na Superintendência da PF, foi o suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Estão sendo apurados crimes contra a fauna, introdução de espécime animal no país sem parecer técnico oficial favorável e sem licença, bem como receptação e incitação ao crime.
Durante a busca, foram encontradas duas muçuãs (tartarugas); animais silvestres da fauna brasileira; dois Axolotes (espécie de salamandra) e um Leopard Gecko (espécie de lagartixa), esses dois últimos, animais exóticos, além de alguns insetos em resina. Veja fotos clicando AQUI.
O nome da operação faz referência ao Axolote, espécie de anfíbio que não se desenvolve na fase de larva.
O AGORA RN entrou em contato com a assessoria do digital influencer e aguarda posicionamento sobre o assunto.