BUSCAR
BUSCAR
Televisão
Ana Maria Braga revolta web ao usar termo racista no Mais Você: ‘Inveja branca’
A falha de Ana Maria aconteceu quando ela celebrava o início da primavera
Notícias da Tv
22/09/2021 | 15:37

Ana Maria Braga causou revolta ao usar um termo racista no Mais Você desta quarta-feira (22). A apresentadora de 72 anos conversava com o repórter Fabrício Battaglini, que estava ao vivo em uma fazenda de girassóis, e disparou que sentia “inveja branca” do colega por ele estar em um belo lugar. Rapidamente, telespectadores foram às redes sociais criticar a fala da comunicadora.

A falha de Ana Maria aconteceu quando ela celebrava o início da primavera. Por causa da data, Battaglini foi enviado para Cerquilho, no interior de São Paulo, para mostrar uma plantação de girassóis. Ao vivo, o repórter saudou a apresentadora entre as flores.

“Ana, bom dia. Boa primavera para você e para toda a turma. Olha só. Ontem eu estava aí com você no estúdio. E hoje, às 5h da manhã, eu e a equipe entramos no carro, saímos rumo a Cerquilho para mostrar essa imagem maravilhosa. Quero saber o seguinte: valeu a pena esse esforço nosso, Ana?”, questionou.

Em sua resposta, Ana soltou o termo racista. “Fabrício do céu. Você sabe que tem alguns momentos. Não são todos. Quando vocês passam perrengue não. Mas tem alguns momentos. Eu fui repórter de rua durante muitos anos e morro de inveja. Inveja boa, inveja branca de poder estar aí, por exemplo, onde você está. Você estava aqui ontem e eu continuo aqui hoje (risos)”, disse.

O termo usado por Ana Maria é uma expressão racista por vincular a cor branca a algo positivo e a preta a algo que não faz mal. No Twitter, a veterana foi criticada pelo equívoco.

“Ligo a TV e Ana Maria Braga diz a seu repórter: ‘estou com inveja boa. Inveja branca’. Não aprende”, comentou Raquel Lima. “E Ana Maria soltando uma expressão racista: ‘uma inveja boa, uma inveja branca’. Não tem jeito: o racismo nosso de cada dia sempre transparece na expressão espontânea”, opinou Paulo Sergio.

“Ana Maria falando ‘inveja branca’? Inveja é inveja e não tem cor. Coisa racista: atrelar o que é ruim e negativo à cor negra ou preta. Isso tem que ser mudado, principalmente na fala de comunicadores”, escreveu Solange Silva

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.