BUSCAR
BUSCAR
Quem nunca?
Ana Maria Braga paga mico em homenagem a Clarice Lispector com textos falsos
Uma das mensagens circula nas redes sociais sob autoria de Carlos Drummond de Andrade e da atriz Bruna Lombardi
Notícias da TV
10/12/2020 | 15:10

Ana Maria Braga pisou na bola ao prestar homenagem à escritora Clarice Lispector (1920-1977), cujo centenário comemora-se nesta quinta 10. A apresentadora leu dois textos falsamente atribuídos à artista no quadro Pensamento do Dia do Mais Você. Uma das mensagens também circula nas redes sociais sob autoria de Carlos Drummond de Andrade e da atriz Bruna Lombardi.

A funcionária da Globo lembrou que a romancista completaria cem anos hoje antes de declamar o primeiro trecho. “Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentiras. Não sei voar com os pés no chão”, disse a âncora, que emendou outra frase em seguida. “Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento”, arrematou.

A primeira sentença é apontada na internet como um trecho de Perto do Coração Selvagem (1943), que marcou a estreia da escritora na literatura. O Notícias da TV consultou uma edição impressa pela editora Rocco e não encontrou qualquer correspondência.

O aforismo ainda é repercutido como parte do poema Alta Tensão, que Lombardi publicou em O Perigo do Dragão (1984). A poesia, conhecida pelo verso “eu gosto dos venenos mais lentos”, termina antes de qualquer menção a “não sei amar pela metade” –há alguns anos, aliás, as estrofes circularam na web com o nome de Lispector.

O segundo texto é um velho conhecido dos brasileiros desde que o e-mail era utilizado para difundir conteúdos que hoje estão espalhados pelas redes. Em 2012, a revista Piauí chegou a fazer piada com a longa tradição da frase ser ligada a Clarice, ainda que fuja completamente à sua estética.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.