BUSCAR
BUSCAR
Política

Álvaro lembra passado esquerdista de Rogério: ‘Conheci na Juventude Socialista’

Prefeito rebate senador após polêmica sobre elogio a Lula durante evento do PAC com presença de ministros em Natal
Redação
19/10/2023 | 04:32

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) rebateu o senador Rogério Marinho (PL) após receber críticas do parlamentar diante dos elogios feitos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o lançamento do PAC-3 em Natal, na última segunda-feira 16. O fato causou polêmica no meio político, gerando críticas ao prefeito tanto do lado bolsonarista quanto da esquerda.

Durante o evento com a presença dos ministros da Casa Civil (Riu Costa), dos Transportes (Renan Filho) e da governadora Fátima Bezerra (PT), Álvaro disse que Lula criou e ampliou programas de distribuição de renda no país, “por isso merece o nosso respeito e a gratidão do povo nordestino”.

rogério alvaro
Senador Rogério Marinho (PL) e prefeito Álvaro Dias (Republicanos) - Foto: Waldemir Barreto/Senado / José Aldenir/Agora RN

Ao fazer referência a Álvaro Dias em uma postagem nas redes sociais, Marinho disse que no RN as “máscaras vão caindo por pragmatismo, cálculo político e conveniência”. A respeito do comentário do senador, o prefeito rebateu:

“Eu conheci Rogério Marinho também fazendo parte da Juventude Socialista, do partido de Wilma, acompanhando a trajetória dela, apoiando e hoje em dia ele está fazendo parte do Partido Liberal, que é um partido de direita. Eu respeito o posicionamento e a postura política dele, acho que ele também deveria respeitar a minha postura, o meu pensamento, a minha forma de agir e o meu posicionamento de centro”, disse o prefeito em entrevista à 96 FM na terça-feira 17.

O prefeito de Natal apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha presidencial de 2022. Além de ter apoiado, no segundo turno, o próprio Álvaro foi o coordenador da campanha bolsonarista em Natal.

Ao tentar explicar seu posicionamento, o prefeito disse que votou em Bolsonaro em 2022 porque o ex-presidente ajudou a cidade do Natal com mais de R$ 20 milhões enviados durante seu mandato.

Álvaro ainda se declarou “um cara de centro” que repudia o extremismo e lembrou que já havia apoiado Lula em três campanhas presidenciais, sendo a primeira delas em 1989. “Eu convivo bem com a esquerda e com a direita, não tenho problema nenhum em conviver com as pessoas que fazem parte de uma corrente ideológica ou de outra”.

Ele também rejeitou ser rotulado de “bolsonarista”, apesar do apoio dado ao ex-presidente na última campanha: “Não há por que, [devido a] um voto que eu dei episodicamente ao presidente Bolsonaro, alguém querer me rotular como bolsonarista, como extrema direita. Eu não sou nem nunca fui”, declarou.

Quanto ao atual presidente, Álvaro afirmou que Lula, assim como Bolsonaro, “deverá ajudar” Natal e que os interesses da cidade já foram devidamente encaminhados aos ministérios do governo federal. Se os recursos referentes aos projetos chegarem à capital, o prefeito afirma que saberá “reconhecer” o gesto de Lula.

“Quero ter um bom relacionamento com o governo federal para lutar pelos interesses do meu município, isso aí sim eu prezo e porque o relacionamento institucional é uma obrigação para todo gestor que tenha na sua consciência a importância de gerir o seu município, de buscar recursos e de viabilizar obras”, acrescenta.

‘Se eu apoiar Carlos Eduardo, é vitória no primeiro turno’, afirma prefeito de Natal

O prefeito Álvaro Dias ainda mantém no seu radar de possível apoio para sua sucessão o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD). O atual mandatário confirmou que cogita se unir ao ex-gestor e que chegou a questionar a opinião de vereadores a respeito do tema durante um encontro realizado essa semana.

“Para mim é uma vitória no primeiro turno [o apoio a Carlos Eduardo]. Tem muita possibilidade, se eu declarar apoio a Carlos Eduardo, se eu levar o nosso grupo político a apoiá-lo, ele vai se fortalecer, porque ele já tem um bom percentual da preferência do eleitorado e, claro, a gente levando a força do nosso apoio realmente consolidaria e haveria a possibilidade de vencermos uma eleição até no primeiro turno”, comentou o prefeito na entrevista à 96 FM.

Apesar do comentário, ele afirmou que é “muito difícil” apoiar Carlos Eduardo, assim como seria difícil apoiar a deputada federal Natália Bonavides, que também é pré-candidata a prefeita de Natal pelo PT.

Em entrevista concedida também na última segunda-feira 16 à TV Ponta Negra, Álvaro citou cinco possíveis nomes para receber seu apoio. São eles: o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil); o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB); e os secretários Carlson Gomes (Infraestrutura), Joanna Guerra (Planejamento) e Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo).

“É mais plausível eu apoiar um desses outros candidatos que estão sendo falados: Paulinho Freire, Joana Guerra, Tiago Mesquita. É bem mais plausível”, acrescentou o prefeito.

*Publicado na edição impressa do AGORA RN desta quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023.

PGR pede reforço de investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro
Procurador Paulo Gonet pediu aprofundamento das investigações à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira 23
23/04/2024 às 17:54
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR
Fisco espera receber 43 milhões de documentos neste ano
23/04/2024 às 17:43
Governo prorroga por 60 dias uso da Força Nacional na Penitenciária de Mossoró
O uso da Força Nacional Penal na Penitenciária de Mossoró foi autorizado em fevereiro deste ano, após a fuga de dois presos, a primeira na história do sistema penitenciário federal brasileiro.
23/04/2024 às 17:42
STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal
Ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente
23/04/2024 às 17:38
Vídeo: Incêndio atinge supermercado em Baraúna e homem se arrisca para apagar chamas
Vídeo que circula nas redes sociais mostrar homem se arriscando para conter incêndio que atingiu supermercado em Baraúna
23/04/2024 às 17:24
MPRN pede encerramento imediato da greve da Polícia Civil em ação na Justiça
Ação civil ordinária foi ajuizada pela PGJ nesta terça 23. MPRN também pede que movimento seja declarado ilegal e que haja desconto da remuneração dos servidores pelos dias de paralisação
23/04/2024 às 16:54
Servidores do Walfredo Gurgel colam lista de materiais em falta na frente do hospital
Funcionários do Hospital Walfredo Gurgel fixaram cartazes na entrada da instituição para denunciar a escassez de insumos e medicamentos
23/04/2024 às 16:36
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
Mais de 93 mil famílias do Oeste potiguar ainda não estão inscritas na Tarifa Social
Número é relativo ao quantitativo de famílias de 62 municípios que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica
23/04/2024 às 15:34
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.