BUSCAR
BUSCAR
Artigo
Álvaro Dias: Uma vida de compromisso social e de amor a Natal
Álvaro Dias
04/03/2020 | 00:50

Tive o privilégio de outorgar no último fim de semana a Ordem do Mérito Felipe Camarão ao padre Tiago Theisen, autor de uma bonita história de vida e de relação de amor com Natal. Há muito tempo, ele fazia jus à mais alta honraria criada pela Prefeitura de Natal para destacar as pessoas que têm relevantes serviços prestados à cidade.

Padre Tiago, como é carinhosamente chamado por sua legião de admiradores, tem uma longa vida dedicada a Natal, lugar onde ele não nasceu, mas escolheu viver depois de ouvir o chamado de Deus para vir a estas terras na voz de Dom Nivaldo Monte, outro nome basilar na construção da Igreja no Rio Grande do Norte.

Nascido na Bélgica, com elevado padrão de vida, abraçou com dedicação a devoção aos irmãos e irmãs, levando para além das sacristias a sua ação pastoral de construção de uma Igreja em sintonia com seu povo.

São mais de cinco décadas de um trabalho abnegado, construindo e reformando igrejas, levando a palavra de Deus a quem precisa, sem importar as distâncias, e atuando socialmente através da atenção especial às crianças carentes da Zona Norte de Natal.

Presente em Natal desde o final da década de 60, quando assumiu a paróquia das Quintas, Padre Tiago tem presença marcante nas comunidades, sempre semeando um futuro melhor para milhares de pessoas. São inúmeros os natalenses que, por exemplo, iniciaram através dele os estudos.

Quando nem se falava nisso, Padre Tiago implantava jardins de Infância. Hoje, está comprovada cientificamente a importância dessa etapa da vida na formação da personalidade da criança e, portanto, do adulto em que se tornará. Apenas um dos numerosos exemplos de compromisso social que ele sempre demonstrou.

Quis as coincidências da vida, ou os caminhos traçados por Deus, que a entrega da Comenda Felipe Camarão tenha se dado justamente na atual Quaresma, período em que a Igreja do Brasil vivencia a Campanha da Fraternidade, este ano com o lema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.

Se há um exemplo de sacerdote que pode simbolizar essa atitude de vida que concilia a dedicação a levar a palavra de Deus, tendo compaixão pelos seres todos e em especial pelos mais necessitados, esse exemplo é o de Padre Tiago.

A homenagem feita a ele, portanto, é justíssima. A um homem que pode hoje, chegado à sua nona década de vida, dizer que combateu o bom combate, guardou a fé, mas que, desejamos todos, ainda tem uma carreira pela frente fazendo o bem e dando o exemplo de dedicação e trabalho que lhe fazem merecedor deste reconhecimento do povo de Natal. Nossa gratidão a Padre Tiago!

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.