BUSCAR
BUSCAR
Wi-fi Brasil
Álvaro Dias: “Já iniciamos a instalação das antenas”
Álvaro Dias elogiou os projetos apresentados pelos ministros Fábio Faria e Gilson Machado
Redação
26/05/2021 | 08:23

Fomento ao turismo e ampliação do projeto de conectividade para as cidades do Rio Grande do Norte foram as pautas que consolidaram a visita conjunta dos ministros das Telecomunicações, Fábio Faria, e do Turismo, Gilson Machado a Natal. Numa solenidade realizada nesta segunda-feira, 24, no hotel Holiday In, com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, de deputados da bancada federal e diversas autoridades, os ministros apresentaram obras de turismo e a primeira etapa do programa Wi-Fi Brasil.

O programa, que pertence ao Ministério das Comunicações, consiste na instalação de pontos de internet banda larga para atender áreas de vulnerabilidade social, onde existe pouca ou nenhuma rede de internet.

Natal é um dos municípios beneficiados, recebendo, nesse primeiro momento, cinco pontos de Internet, os quais, a princípio, atenderão escolas, CMEIS e unidades de saúde nos bairros da Redinha, Planalto, Lagoa Azul, Guarapes e Nossa Senhora da Apresentação, contemplando equipamentos públicos em áreas mais vulneráveis da cidade e que ainda apresentam dificuldades de conectividade e sinal.

A Prefeitura do Natal tem avançado em programa de inclusão digital para nossa população, seja por meio da instalação de fibra ótica, que já contempla quase 100% de nossas unidades de saúde e escolas/CMEIs, seja pode meio de parcerias, como esse junto ao Ministério das Comunicações, ampliando a inclusão digital na cidade. Isto porque, além de atender a equipamentos públicos, as antenas futuramente serão adaptadas para internet outdoor, que é a que alcança a parte externa desses locais, ou seja, a população.

Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, as dificuldades de conectividade num país do tamanho do Brasil “são um desafio que ficou ainda maior na pandemia”. O gestor destacou o impacto que esta ampliação da conectividade terá na economia e na vida dos brasileiros. “São entregas importantes que iniciamos primeiro com a Educação, assim como a Saúde, e a terceira etapa serão as áreas litorâneas”, explicou.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, elogiou os projetos apresentados pelos ministros que estão dignificando os norte-rio-grandenses, como propulsor de negócios, economia e do direito social das pessoas.

“O programa de expansão da internet está caminhando em todo o Brasil e aqui em Natal não tem sido diferente, pois já iniciamos a instalação das antenas. No turismo, nós temos projetos importantes como o Complexo Turístico da Redinha e a engorda na praia de Ponta Negra, e vejo que mais cidades do Rio Grande do Norte podem se fortalecer com essas parcerias, como Caicó e a Festa de Sant’Anna, Currais Novos e Santa Cruz, que está recebendo agora o bondinho”, destacou o prefeito, referindo-se ao equipamento no ponto de turismo religioso, a imagem de Santa Rita.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que turismo e conectividade são ferramentas que caminham juntas, do grande ao pequeno negócio nos locais mais distantes, e podem se beneficiar com esses projetos.

Ainda sobre o programa Wi-Fi Brasil, a secretária municipal de Planejamento, Joanna de Oliveira Guerra, adiantou que o objetivo é avançar nesse projeto, onde junto ao Ministério das Comunicações, “consigamos ampliar a inclusão digital em nossa cidade, sempre pensando em uma cidade para pessoas, com lazer e convivência social em espaços públicos.”

A solenidade contou ainda com apresentação do prefeito e forrozeiro Amazan, que fez um repente celebrando a presença de dois nordestinos no Governo Federal. Também participaram os deputados federais Beto Rosado, Carla Dickson, João Maia, General Girão, além do ex-governador Robinson Faria, secretários de estado e prefeitos de outros municípios.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.