BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Alex Viana: Governadores contra volta do voto impresso
Confira a coluna de Alex Viana deste sábado, 24, e domingo,v25
Alex Viana
24/07/2021 | 08:27

Quase metade dos governadores brasileiros são contra a adoção do voto impresso no sistema eleitoral, segundo levantamento do Poder360. São 13 dos 27 chefes do Executivo estadual, que afirmam ainda que o método atual, a urna eletrônica, é seguro e moderno. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também é contra. Só o governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL-TO), declarou-se favorável à adoção do voto impresso.

Em nota, a Secretaria de Estado da Comunicação informou que ele “é a favor do voto na urna eletrônica. Mas se tiver a emissão do extrato do voto, para cada eleitor. Ele também é favorável. Voto em cédula de papel não”, disse.
Já outros 4 não se posicionaram favoráveis ou contrários ao tema: Ibaneis Rocha (MDB-DF) – falou que “essa é uma decisão do Congresso”;

Gladson Cameli (PP-AC) – afirma que “apoia o que a justiça eleitoral decidir”; Romeu Zema (NOVO-MG)
– avalia que existem temas mais urgentes e relevantes à realidade nacional; Belivaldo Chagas (PSD-SE) – não ter opinião formada sobre a existência ou não do voto impresso.

Os representantes do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Santa Catarina não responderam ao contato feito pelo Poder360.

Entre os governadores do PT e do PSDB, a resposta é unânime: todos contrários. A posição vai de encontro ao posicionamento adotado pelos partidos. “Não acho viável o retorno do voto impresso, tendo em vista a segurança do processo eletrônico”, afirma a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Sete dos 9 administradores da re gião Nordeste também são contra o sistema impresso. Entre eles, o coordenador do Fórum de Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias (PT) . Ao Poder360, afirmou “ser contra o passo atrás do voto impresso” e defendeu a manutenção do “sistema moderno atual”.

As exceções são Flávio Dino (PSB-MA), que não retornou o contato, e Belivaldo Chagas (PSD-SE), que não tem uma opinião formada. No dia 19 de julho, o presidente Jair Bolsonaro disse não “acreditar” mais ser possível a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que institui o comprovante impresso do voto nas eleições estaduais, municipais e federais de 2022. “Não acredito mais que passe na Câmara o voto impresso, tá? A gente faz o possível. Vamos ver como é que fica”, afirmou, ao ser questionado por apoiadores sobre o tema em frente ao Palácio da Alvorada

Uma nova Natal

A capital do Rio Grande do Norte está tendo nesse momento a oportunidade de dar uma guinada na sua vocação turística, a partir da revisão do Plano Diretor, com apreciação prevista para o segundo semestre pela Câmara Municipal de Natal, e com a requalificação da cidade como destino, através de obras de grande, médio e pequeno porte tocadas pela Prefeitura, a exemplo do enrocamento, engorda e drenagem de Ponta Negra e da construção do Terminal Turístico da Redinha. “A gente quer pensar Natal como uma cidade que já foi no passado. Natal é um grande destino”, diz o secretário de Turismo, Fernando Fernandes.

Rodando

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, está desde ontem cumprido agenda na região do Alto Oeste, onde permanecerá todo o final de semana. A gestora será acompanhada por comitiva do governo, para entrega de equipamentos públicos e visitas.

Regularização

A agenda começou, em Pau dos Ferros, com lançamento do Programa Minha Terra Legal e assinatura do termo de cooperação para regularização fundiária, que inclui 17 prefeituras: Pau dos Ferros, São Miguel, Taboleiro Grande, Severiano Melo, São Francisco do Oeste, Rodolfo Fernandes, Luís Gomes, Major Sales, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Venha Ver, José da Penha e Riacho a Cruz.

Junta Mais Fácil

Ainda em Pau dos Ferros, Fátima inaugurou o escritório Junta + Fácil RN, um espaço no qual o empreendedor pode obter orientações e tirar dúvidas, reforçando a função estratégica da Junta Comercial e dos demais órgãos de registro no desenvolvimento da economia. O lugar reúne serviços como solicitação de alvará de funcionamento e requisição de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Em Natal, o Junta + Fácil RN está localizado na sede do Sebrae, em Lagoa Nova.

Escolas e central

Durante a agenda, serão entregues cinco escolas estaduais após reforma, ampliação e compra de novos equipamentos, nos municípios de Venha Ver, Riacho de Santana, Almino Afonso e São Miguel. No sábado 24, a governadora também inaugura a nova Cenral do Cidadão, no município de Alexandria.

Denúncia

A deputada federal Natália Bonavides (PT) apresentou uma denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Defesa de Bolsonaro, Braga Netto. Em reportagem publicada no Estadão, foi noticiado que o ministro enviou um interlocutor ao presidente da Câmara, Arthur Lira, informando que não haveria eleições em 2022 se não houvesse voto impresso e auditável.

Atenção

“Os fatos noticiados pelo jornal merecem especial atenção diante dos riscos para a democracia. Não é a primeira vez que ministros de Bolsonaro ameaçam dar golpes no país. É urgente que providências sejam tomadas”, pontuou Natália Bonavides. A denúncia destaca que se confirmadas as condutas golpistas do ministro, fica evidenciado crimes de responsabilidade cometidos por ele, previstos na lei 1079/1950.

Contexto

Braga Netto chegou ao Ministério da Defesa depois de uma crise militar provocada pela demissão do ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, anunciada por meio de uma nota do ex-ministro que deixava nítida a tentativa do Governo Federal de cooptar as Forças Armadas para a sua política.

Reaquecimento

Os empresários do setor de comércio e serviços estão apostando no segundo semestre para reaquecer as vendas e acelerar a recuperação da economia. O avanço da vacinação da população contra a covid-19 e as datas comerciais que estão por vir, reforça o otimismo dos empreendedores. De acordo com o presidente da CDL Natal, o empresário José Lucena, o cenário está mais positivo que no começo do ano.

Novo ciclo

“Vivemos um novo ciclo em meio a essa pandemia do novo coronavírus. Desde o começo sabíamos que a vacina era o caminho para a recuperação da economia, agora com o avanço da vacinação a luz está se abrindo no fim do túnel e as expectativas são boas. A prova disto é que temos tido crescimento na contratação de trabalhadores. Recentemente dados do Caged revelaram saldo positivo de 1.045 contratações no setor de serviços. Se tem emprego, tem renda, tem consumo, e a economia gira, cresce”, afirmou Lucena.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.