O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, esteve hoje nos estúdios da Rádio Cidade, da FM 94, e foi entrevistado no programa “Jornal da Cidade”. O ministro, que está em Natal para fazer uma visita e averiguar o andamento das obras do Estádio Arena das Dunas, se mostrou tranquilo, falou sobre as críticas da FIFA e discordou da possibilidade do estádio “Arena das Dunas” se tornar um grande “elefante branco”. Confira um trecho da sua entrevista:
Jornal da Cidade – A FIFA disse que a preparação do evento está atrasada, que a situação não está fácil e que muitas cidades brasileiras não cumpriram seu compromisso. Como o senhor recebe mais essa crítica do presidente da FIFA em relação ao mundial no Brasil?
![Aldo Rebelo: “O Brasil já estava preparado para realizar a Copa” Agora RN](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/01/default.png)
Aldo Rebelo – A FIFA já cometeu vários erros de análise, de avaliação e até de informação, inclusive no Rio Grande do Norte, que tinha uma avaliação, não sei a partir de que critério, de que teria um atraso e quando eu fui verificar de fato o atrasado era a partir da ideia de que a obra deveria esta pronta para a Copa das Confederações. Essas coisas tem que ser bem concretas. Eu só posso trabalhar e responder a crítica quando se aponta completamente aonde é que está o problema. Em qual estádio mesmo? É no de Porto Alegre? Não. É no de Manaus? Também não. No de Fortaleza? No de Curitiba? No do Rio de Janeiro? No de Minas? Eu tenho acompanhado diariamente a evolução das obras em todos eles. Eu digo o seguinte – o Brasil já estava preparado para realizar a Copa, um país que ganhou cinco Copas do Mundo, que foi o único a participar de todas as Copas, quando a Europa estava quebrada e devastada pela Guerra, nos anos 50, quem foi que realizou a Copa que a Europa não podia realizar? O Brasil realizou essa Copa. Eu acho que nós vamos realizar a Copa. Temos todas as condições de fazê-la com sucesso e com êxito que todos esperam e para isso temos que trabalhar muito e é o que estamos fazendo.
Jornal da Cidade – O senhor disse que tem visitado as obras de três em três meses. Qual o principal problema e onde é que estamos melhores nessa preparação para a Copa do Mundo?
Aldo Rebelo – Eu creio que o que nos dá mais tranquilidade é a construção dos estádios porque todos os problemas estão resolvidos, os licenciamentos estão feitos, a propriedade das áreas onde os estádios estão sendo construídos também já está resolvida, os contratos estão assinados e as obras todas em execução. Então isso é o que nos dá mais tranquilidade.
Jornal da Cidade – Fala-se muito que a Arena das Dunas aqui em Natal após a Copa se tornará um grande “elefante branco”. Existe alguma preocupação do governo federal em evitar isso?
Aldo Rebelo – As pessoas talvez torçam para que isso aconteça. Elefante branco? Aonde? Em Natal? Essa cidade naturalmente vai ter no seu Estádio das Dunas não apenas um campo de futebol para os jogos do ABC, do América e do Alecrim ou de quem venha jogar aqui. O estádio vai ser um centro de eventos, de convenções, para receber congressos e feiras. Será um centro de gastronomia, de compras. Será uma atração para a cidade com grandes espetáculos e shows. Agora mesmo 8% dos presentes no show do Paul MacCartney, em Recife, eram de pessoas do Rio Grande do Norte. Então vocês vão ter nesse estádio um espaço para receber grandes espetáculos que talvez hoje não tenham. Acho que não será um elefante branco, nem azul e nem amarelo. Será um centro importante para acolher não só jogos de futebol.