BUSCAR
BUSCAR
Agricultores familiares do RN vão fornecer 344 toneladas de alimentos para escolas de Natal

20/05/2015 | 16:21

Duas cooperativas e duas associações de agricultores familiares do Rio Grande do Norte vão fornecer, em 2015, 344 toneladas de produtos para a alimentação de 45 mil alunos de 119 escolas da rede municipal de educação de Natal. Os contratos com a Prefeitura de Natal, no valor de R$ 1 milhão, segundo a representante da Secretaria de Educação do município, Fernanda Jales, foram assinados nesta terça-feira (19), durante o “Encontro Estadual Sobre Sementes Crioulas – Políticas públicas e estratégias para acesso e consolidação no RN”, realizado na Escola de Governo do Rio Grande do Norte, na capital do estado.

O Encontro foi fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e contou com a presença de agricultores familiares, quilombolas, indígenas, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes dos órgãos parceiros, além do delegado federal do MDA/RN, Dário Alves de Andrade, do superintendente do Incra/RN, Vinícius Ferreira da Araújo, e da superintendente substituta e chefe da Divisão de Administração da autarquia no estado, Leilianne Duarte Gurgel D’Ávila.

O objetivo do evento foi contribuir para o resgate e a valorização dos materiais genéticos locais que ainda são cultivados por famílias de agricultores familiares no Rio Grande do Norte. As quatro cooperativas da agricultura familiar que irão fornecer produtos para a alimentação de estudantes norte-riograndenses foram selecionadas pela Prefeitura de Natal através de chamada pública realizada pela Secretaria de Educação do Município.

“O contrato com a Prefeitura de Natal vai dinamizar a economia e a organização dos agricultores familiares, bem como melhorar a qualidade da alimentação servida aos alunos”, afirmou o delegado federal do MDA/RN, Dário Andrade.

As entidades selecionadas para o fornecimento de alimentos à Prefeitura de Natal são a Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais da Economia Solidaria da Região do Mato Grande (Cooafes), a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade de Campinas (AFCC), a Associação dos Produtores do Vale de Extremoz (Assoprov) e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Guanduba (Guancoop).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.