O município de Pedro Velho, no Agreste Potiguar, vive uma novela sem fim em relação à eleição para escolha do prefeito. Em 2020, Dejerlane Macedo (PSDB) foi reeleita prefeita. Depois, foi cassada na Justiça Eleitoral. Na eleição suplementar, em novembro de 2022, Edna Lemos (PSB) foi eleita com 51,19%. Um ano depois, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu cassar o mandato de Edna e de sua vice, Rejane Costa (PL), por abuso de poder nas eleições suplementares. Uma nova eleição foi agendada para este domingo, 3, no município.
Nas três oportunidades, o empresário do setor de eventos Júnior Balada (União Brasil) concorreu a prefeito. Já perdeu duas vezes e agora tenta uma vitória.
Nas últimas horas, a população foi surpreendida com a operação Perfídia, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, com apoio da Polícia Militar. As investigações sobre o envolvimento de policiais e de dois outros homens com os crimes eleitorais começaram em 2022. Há indícios de que eles integravam uma rede para cooptar eleitores para o candidato com quem têm ligação, por transferências bancárias. A operação Perfídia também apura o cometimento de financiamento ilegal de campanha.
Resultado: quatro policiais militares suspeitos de envolvimento em crimes eleitorais foram afastados cautelarmente e estão proibidos pela Justiça de atuar no Pelotão da PM local até segunda-feira, 4. Segundo o MP, as investigações apontam fortes indícios de beneficiamento à campanha de um candidato a prefeito nas eleições de 2022, que estaria cometendo os mesmos ilícitos nas eleições suplementares deste ano. Em 2022, concorreu a prefeita cassada Edna contra o empresário Balada.
ARTICULANDO
Os deputados Gustavo Carvalho e George Soares só pensam agora em votos para virar conselheiros vitalícios da Corte de Contas. O deputado federal Robinson Faria (PL) fechou parceria política com George e o prefeito de Assú, Gustavo Soares. Robinson garantiu o voto do deputado Galeno Torquato a George. Também já iniciou contatos com o deputado José Dias. Os dois estavam na conta de Gustavo. A gangorra sobe e desce.
CORRENDO POR FORA
A deputada Eudiane Macedo já tentou convencer as colegas Terezinha Maia, Cristiane Dantas, Isolda Dantas e Divaneide Basílio de que chegou a hora de uma mulher ir para a Corte de Contas. A única que cumpre mandato até este ano é a conselheira Adélia Sales. A cadeira ocupada por ela é diferenciada. É reservada aos conselheiros substitutos, com concorrência entre os membros de carreira.
COMPULSÓRIA
Este ano, duas vagas serão abertas no Tribunal de Contas do Estado em razão das aposentadorias compulsórias. A conselheira Adélia Sales conclui a sua missão na Corte de Contas este mês. Neste caso, uma lista tríplice é organizada pelo próprio TCE-RN e encaminhada ao governo. A escolha final é da governadora Fátima Bezerra (PT), após os indicados passarem por sabatina na Assembleia Legislativa.
DISPUTA
Já a vaga a ser aberta por Tarcísio Costa terá escolha sob o viés político, uma vez que pertence à cota de indicação da Assembleia Legislativa. Ou seja, caberá aos 24 deputados fazerem a indicação. Daí, está em curso uma disputa nos bastidores da política potiguar pela ocupação da cadeira de Tarcísio Costa. Hoje, Eudiane Macedo, George Soares, Gustavo Carvalho e Hermano Morais lutam pelo espaço vitalício. Até lá, deve-se afunilar os concorrentes em no máximo dois. Ou quem sabe, trabalhem um consenso por um.
TAPÃO
Os 11.840 eleitores de Pedro Velho voltarão às urnas pela quarta vez em quatro anos (contando com a eleição geral de 2022). O candidato que for eleito neste domingo, 3, vai cumprir um mandato “tampão” até 31 de dezembro. Agora, são dois candidatos: o agropecuarista João Celso Targino, da coligação “Para o Bem de Pedro Velho” (MDB/Federação PSDB/Cidadania/PSD/PSB), e o empresário “Júnior Balada”, do União Brasil. Este já perdeu duas eleições. João Celso perdeu em 2020, para a prefeita cassada Dejerlane Macedo (PSDB).
COLADOS
Os deputados estaduais Tomba Farias, Dr. Kerginaldo, Luiz Eduardo e Ivanilson Oliveira seguem colados participando da Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT), que é uma das mais reconhecidas feiras de turismo da Europa. Nos bastidores, os parlamentares já contam com o voto de Ivanilson para o deputado estadual Gustavo Carvalho, que concorrerá neste ano a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. O conselheiro Tarcísio Costa faz 75 anos em maio e terá de se aposentar.