Uma das principais equipes de ginástica rítmica do Brasil, a Aginat América conquistou, neste fim de semana, um resultado histórico para o Rio Grande do Norte. No Torneio Nacional da modalidade, disputado em Cuiabá, no Mato Grosso, a Aginat conquistou nove medalhas, subindo ao pódio em todas as categorias. Destaque individual, ginasta de 10 anos conquistou três medalhas.
Participante do Torneio Nacional desde 2015, ano de sua fundação, a Associação de Ginástica de Natal (Aginat), que atua em parceria com o América, obteve seu melhor resultado na história em número de medalhas na competição. O melhor desempenho até então havia sido em 2021, com cinco medalhas.
Um dos principais destaques do desempenho da equipe natalense neste ano está na conquista em todas as categorias: pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.
Entre os feitos individuais, a atleta Marcelle Cecília, de 10 anos, conquistou três medalhas para o Rio Grande do Norte. Medalha de Ouro no individual geral, medalha de Prata nas Mãos Livre e medalha de bronze na Corda.
Leia também: Augusto Akio, Raicca Ventura e Nando Araújo falam sobre skate em Natal: “Se ainda não testou, comece”
Para essa edição do Torneio Nacional, a Aginat América foi a principal representante do Nordeste em relação ao número de ginastas, com 22 atletas que viajaram para o campeonato, sob comando das treinadoras Gilmara Lira, Anna Luiza Santana e Paula Martins. Júlia Melo foi a chefe de delegação.
“Participar do torneio nacional de uma forma tão expressiva é mais uma certeza que estamos no caminho certo. Esse ano tínhamos como meta melhorar o resultado do ano passado, e nós conseguimos! Conquistamos 9 pódios, um recorde de medalhas em Torneio Nacionais para o Nordeste. Além disso, conseguimos mostrar um maravilhoso trabalho que está sendo desenvolvido arduamente dia após dia em nossa cidade, consagrando mais um ano a Aginat América como sendo clube referencia no nordeste e no país”, afirmou a treinadora Paula Martins.
Com nove anos de história, a Associação de Ginástica de Natal é um projeto construído para treinamento e desenvolvimento de atletas de Ginástica Rítmica, com foco no esporte educacional e competitivo, promovendo a modalidade entre crianças e adolescentes, independente da classe social. Detentora de projetos sociais importantes, com atuação em polos na capital potiguar, a Aginat mantém seu trabalho com o auxílio de importantes parceiros como o América, a Sterbom, o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal.
Confira o resultado no Torneio Nacional:
- Medalhas em Coletivo:
Categoria: Conjunto Pré-Infantil
Conquista: Bronze
Categoria: Trio Adulto
Conquista: Bronze
- Medalhas Individuais:
Atleta: Marcelle Cecília
Categoria: Pré-Infantil
Conquista: Ouro no individual geral, Prata nas Mãos Livre e bronze na Corda
Atleta: Maria Isadora Dantas
Categoria: Pré-Infantil
Conquista: Ouro no individual geral
Atleta: Mariana Macedo
Categoria: Infantil
Conquista: Bronze no aparelho Arco
Atleta: Lara Melo
Categoria: Juvenil
Conquista: Bronze no individual geral
Atleta: Maria Letícia Soares
Categoria: Juvenil
Conquista: Prata no aparelho Bola