O Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, comemorou 100 dias de operação sob a gestão da Zurich Airport Brasil nesta quarta-feira 12. Em pouco mais de três meses, a concessionária, que controla outras três unidades no Brasil, investiu R$ 8,4 milhões no Rio Grande do Norte. Entre as melhorias realizadas até o momento, o CEO da Zurich, Ricardo Gesse, destacou o investimento em fontes de energia elétrica para a aeronave no solo.
“Quando a aeronave está parada no solo, ao invés de usar o meio próprio, que é praticamente queimar o querosene de aviação e gerar o CO2, a gente compra a energia limpa, renovável. E, através de um equipamento, fornecemos energia elétrica e ar-condicionado para as aeronaves”, explicou.
Ainda em relação à sustentabilidade, Ricardo Gesse afirmou que o índice de resíduos desviados do aterro sanitário saiu de 25% para 49%. Os resíduos para reciclagem são destinados gratuitamente para uma cooperativa de reciclagem, auxiliando mais de 40 famílias, antes esse material era comercializado. E o consumo de água também reduziu 8%.
Para o conforto dos passageiros, a nova gestão implantou ações para reduzir a temperatura ambiente do aeroporto, com a utilização de sete refrigeradores portáteis provisórios na sala de embarque, instalação de ar-condicionado no terminal de cargas, fechamento de áreas inutilizadas para otimizar a redução de temperatura. Dessa forma, as medidas já resultaram numa redução de 2°C no clima do terminal.
Como outras medidas de melhoria, a Zurich ressaltou a limpeza profunda interna e externa do terminal, com investimento de cerca de R$ 600 mil, novo sistema do canal de inspeção com embarque por telas, tornando intuitivo e mais ágil o processamento dos passageiros, agilidade na acoplagem da aeronave nas pontes de embarque, redução de quase 3 minutos para 38 segundos no tempo de acoplagem, instalação de 630 metros de piso tátil em toda área pública, do embarque e desembarque e a instalação de divisores de fluxo fixo no check-in, eliminação de comunicação visual desnecessária.
Para o Ricardo Gesse, as mudanças podem ser perceptíveis mais adiante para o desenvolvimento da região e na movimentação do aeroporto. “Esse é um trabalho constante que a gente faz, estamos em contato constante com companhias aéreas oferecendo uma parceria com os órgãos, como o Governo do Estado, Emprotur, Secretaria do Turismo, justamente para a promoção do RN. Então esse contato com companhias aéreas justamente essa promoção do produto Natal vão ser fundamentais para que mais passageiros venham”.
Inauguração da sala vip
Uma das principais inovações feitas pela companhia nos 100 dias de gestão é a inauguração de dois espaços no aeroporto, sendo um na área doméstica e outro na área internacional. Natal será a terceira sala VIP inaugurada pela empresa Advantage VIP Lounge no Nordeste.
No embarque nacional, a sala da Advantage terá 280m², enquanto a internacional será de 245m². A expectativa é de que os dois espaços possam receber simultaneamente até 270 clientes. À disposição, os passageiros vão ter diversas opções de bebidas e comidas, além de wi-fi gratuito e ilimitado.
O acesso à sala de Natal seguirá a parceria da Advantage com os programas Lounge Key e Priority Pass, além da possibilidade de acesso por pagamento avulso para estadas de até três horas. O horário de funcionamento será 24h por dia em todos os dias da semana. Na sala, os clientes terão à disposição banheiros individuais, TVs, sofás, poltronas, mesas, salas de reunião e chuveiros.