BUSCAR
BUSCAR
Geral
Ações integradas da Prefeitura garantiram sucesso do Carnaval de Natal
Tranquilidade foi uma das marcas do evento na cidade, que terminou sem registro de ocorrências graves, a partir do trabalho da Guarda Municipal
Redação
25/02/2023 | 00:18

O Carnaval de Natal deixou uma marca de alegria, prosperidade e muita paz na capital potiguar. A Guarda Municipal, que atuou com 100 homens e equipamentos diretamente na segurança pública do evento, não registrou ocorrências graves. O trabalho integrado da Prefeitura de Natal, utilizando serviços de várias secretarias, garantiu o sucesso da festa. A população pôde dispor de serviços também em áreas como a saúde, a educação, limpeza pública e assistência social

No caso da segurança preventiva, o comandante da GMN, Rozivan Valle, fez uma avaliação positiva da Operação Carnaval 2023. “Sob a orientação do prefeito Álvaro Dias, intensificamos nossas ações durante todo o período do Carnaval, num esforço conjunto para permitir que nossos foliões pudessem se divertir com muita tranquilidade, e foi o que aconteceu”, conta Valle.

A Guarda Municipal de Natal atuou com patrulhamento preventivo em toda a capital. A equipe de agentes foi escalada com o efetivo extra e diárias operacionais (DO). Os guardas atuaram em todos os polos carnavalescos e demais eventos de responsabilidade da Prefeitura.

Foram utilizadas 25 viaturas de patrulhamento e seis motocicletas, incluindo integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Ação Ambiental (Gaam), Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa), Ronda Saúde (RondaS) e Ronda de Proteção Escolar (Rope).

Já a Patrulha Maria da Penha, além da equipe da viatura, atuou com o bloco educativo e de conscientização contra o assédio sexual. O Bloco da Patrulha Maria da Penha distribuiu milhares de folhetos aos foliões durante todos os dias da festa.

“Não foram registradas ocorrências graves, as demais foram imediatamente controladas pelas equipes da GMN e, quando necessário, encaminhadas à Delegacia Móvel da Polícia Civil, presente nos eventos”, explica o comandante da GMN.

O prefeito Álvaro Dias reconheceu a atuação do efetivo e parabenizou a Guarda pelo bom serviço prestado. “Quando estabelecemos a presença da Guarda, sabíamos que seria importante e que eles cumpririam com competência a missão confiada. O fato dos homens estarem presentes, atentos e participando de um patrulhamento ostensivo, já inibiu a ação dos infratores. Foi um carnaval de paz para Natal”, comemora Álvaro. O efetivo da Guarda Municipal também foi ampliado, durante o período carnavalesco, para trabalhar na segurança das Unidades de Saúde da Prefeitura e nas Escolas Públicas do Município.

Polos carnavalescos contaram com diversos serviços públicos

A Prefeitura de Natal organizou um dos maiores carnavais da história da cidade e para isso contou com ações em várias frentes, desde saúde, educação, limpeza pública e assistência social, entre outras áreas.

Na área da Saúde, por exemplo, foram intensificadas as ações de prevenção de doenças, uma delas com a campanha “Se tem Festa, Festaço ou Festinha, tem que ter Camisinha”. A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Semul) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) também somaram esforços para combater o assédio sexual no evento, com a campanha “Pediu pra parar, parou! – Não é não”. O objetivo foi inibir a importunação sexual e tornar o carnaval mais seguro para as mulheres, durante as celebrações carnavalescas. A campanha contou ainda com o Bloco das Mulheres, grupo de teatro da STTU e vídeos educativos.

A limpeza pública foi outra área que trabalhou “como um relógio”. A Prefeitura de Natal reforçou o esquema de limpeza, garantindo que todos os polos fossem limpos já a partir das 6h da manhã do dia seguinte ao de cada evento, evitando o acúmulo de lixo e sujeira.

Foram convocados cerca de 100 garis nos dias de Carnaval, com dois caminhões pipa para higienização na limpeza dos polos carnavalescos. Além disso, a Urbana manteve a coleta domiciliar funcionando normalmente, assim como os serviços de capinação e varrição, sem contar com a animação do Bloco dos Garis, que agitou a quarta-feira de Cinzas.

Em termos de fiscalização, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, (Semurb) registrou 12 autuações por infrações ambientais, como uso de área pública sem autorização, utilização de paredão de som e a comercialização de bebidas em embalagens de vidro dentro dos polos carnavalescos, proibida por Decreto Municipal.

Apesar das autuações, segundo a fiscalização da Semurb, o Carnaval em Natal foi considerado tranquilo em termos de infração ambiental. “Não houve flagrantes conduzidos pela Polícia Militar ou pela Guarda Municipal para a sede administrativa”, afirma o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

As equipes da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas) também foram às ruas com a campanha “Trabalho Infantil não é folia!”, com atividades de prevenção e de identificação da incidência de trabalho infantil, da exploração sexual de crianças e adolescentes dentre outras violações de direitos.

Para monitorar o trânsito, 85 agentes de mobilidade estiveram em campo, por dia, acompanhando os principais bloqueios dentro do circuito do Carnaval de Natal. O efetivo contou com sete viaturas, 30 motos, um caminhão guincho e um caminhão equipado com sistema de elevador tipo sky para manutenção de ocorrências nos semáforos.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.