BUSCAR
BUSCAR
Esportes
ABC e América estreiam na Copa do Brasil: quem terá adversário mais difícil?
Empate serve para classificar os dois clubes, que poderão receber aporte financeiro significativo; Mais Querido vai ao Maranhão, enquanto Mecão viaja ao Ceará
Redação
01/03/2023 | 00:01

Nesta semana, ABC e América vão estrear na Copa do Brasil, competição que volta e meia reserva surpresas, principalmente aos times grandes. Em 2023, já teve time confrontos surpreendentes, como foi o caso do Cuiabá, da elite do futebol nacional, eliminado pelo São Raimundo/RR. ABC e América conheceram também seus rivais e não vão precisar sair do Nordeste na primeira fase. Quem entra em campo nesta quarta ,1º, é o Mais Querido, enquanto o Mecão joga só na quinta-feira, 2.

As partidas foram definidas por meio de sorteio. O ABC, que estava no Pote C, pegou um rival do pote G, o Tuntum (MA). Já o América, que fazia parte do Pote D, vai ao Ceará encarar o Iguatu, que estava no Pote H. Melhor posicionados que os rivais no ranking de clubes da CBF, as equipes potiguares vão jogar a partida da primeira fase da competição fora de casa e precisam apenas de um empate para avançar. A partir da segunda fase, em caso de igualdade no placar, a classificação será definida nos pênaltis.

Rival do ABC, o Tuntum – nome da cidade, cerca de 370 km de São Luís – chama atenção pelo desempenho no Campeonato Maranhense de 2022: terminou em sétimo colocado entre oito equipes e foi rebaixado para a segunda divisão do estadual. A classificação veio por meio da vitória da Copa FMF, em que o vencedor da competição pode escolher participar ou da Copa do Brasil, ou da Série D. Pelo segundo ano seguido, o time de Tuntum venceu a competição e escolheu, novamente, disputar o campeonato do formato de mata-mata. “Tuntum não vem bem, não vem nem atuando”, disse o comentarista esportivo Pedro Neto, a respeito da situação do clube maranhense.

Já o América vai ao Ceará enfrentar o Iguatu, clube que leva o nome da cidade distante cerca de 360 km da capital Fortaleza. Fundada em 2010, garantiu o acesso à elite do futebol cearense em 2021. No ano passado, a equipe eliminou o Ceará nas quartas de final e garantiu vaga na Copa do Brasil deste ano. Foi eliminado na semifinal da competição, mas já comemorava o grande feito.

Neste ano, o Iguatu foi o segundo colocado do Grupo A, na primeira fase da competição, atrás apenas do Ceará. Agora, vai enfrentar o vovô pelas semifinais do estadual. “No meu entendimento, o jogo mais difícil será o do América, sem dúvida nenhuma. O Iguatu vem muito bem no Campeonato Cearense, é semifinalista contra o Ceará, a outra semifinal é Fortaleza e Rodoviário, e o Iguatu vem em crescimento”

Se os adversários são diferentes, os dois clubes potiguares podem enfrentar obstáculos em comum. “O que pode prejudicar os nossos dois clubes? Campo. É claro. Por que indiscutivelmente são dois campos totalmente diferentes do Frasqueirão e da Arena das Dunas. Agora, quem quer chegar em algum lugar não tem que estar escolhendo muita coisa. Então, tanto ABC quanto América, vão ter que ir em busca de suas classificações”, avaliou.

Além disso, outro fator que pesa e muito para os clubes potiguares, é a questão econômica. Na tabela de premiações, o clube de Série B que passar para a segunda fase ganha R$ 1,4 milhão, enquanto clubes participantes das Séries C, D e outros, ganham R$ 900 mil. “É muito dinheiro e os dois vão precisar desse dinheiro”, concluiu Pedro Neto.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.